terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

" Hoje comemoramos o dia dos Santos Pastorinhos de Fátima "


Hoje é dia dos Santos Pastorinhos de Fátima, São Francisco e Santa Jacinta Marto

 

Os irmãozinhos foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017, ano do 1º centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima

Os pastorinhos Francisco e Jacinta eram os dois mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus, naturais de Aljustrel, na paróquia de Fátima

, pertencente à diocese portuguesa de Leiria-Fátima.

Francisco nasceu em 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 do mesmo mês. Jacinta nasceu em 5 de março de 1910, batizada no dia 19. Ambos receberam o batismo na igreja paroquial de Fátima.

As crianças foram educadas num ambiente familiar humilde e profundamente cristão. Seus pais eram testemunhas sólidas de fé em Deus, respeito ao próximo e caridade para com os necessitados.

As visitas de Nossa Senhora

Francisco tinha 8 anos e Jacinta apenas 6 quando começaram a pastorear o rebanho da família e a passar grande parte dos dias acompanhando as ovelhas, junto com a prima Lúcia, um pouco mais velha que Francisco.

Foi na primavera, no verão e no outono de 1916 que ele viram as primeiras aparições do Anjo da Paz.

E foi entre maio e outubro de 1917 que eles foram visitados, todo mês, pela Santíssima Virgem Maria, a Senhora do Rosário. As aparições ocorreram sempre no dia 13 de cada mês – exceto em agosto, quando foi no dia 19 porque, no dia 13, as pobres crianças tinham sido impedidas pelas autoridades municipais de irem até o local das aparições.