quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

" QUARTA-FEIRA DE CINZAS É DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNE! "


COMO PODEMOS FAZER O JEJUM? Há pessoas que fazem o jejum rigoroso, alimentando-se pouquíssimo, somente com pão e água. Isso é louvável; se você puder, faça-o por amor a Deus.
Sabemos, contudo, que nem todos podem fazê-lo.
Por isso, de acordo com o preceito da Igreja, O JEJUM CONSISTE EM SE TOMAR NO MÁXIMO UMA SÓ REFEIÇÃO DURANTE O DIA (almoço ou jantar). É permitido tomar algo no café da manhã e comer algo leve no lugar da refeição que será omitida. É também importante NÃO COMER ENTRE AS REFEIÇÕES.
Além disso, sendo DIA DE ABSTINÊNCIA DE CARNE, NÃO DEVEMOS COMER CARNES, nem de mamíferos e nem de aves.
Sejamos generosos com o Senhor!
Ofereçamos o jejum com gratidão e alegria, como um ato de adoração e reparação a Deus! Façamos essa pequena penitência “com o rosto perfumado”, como diz Nosso Senhor, e sorrindo.
Ofereçamos a Deus este jejum por nossa própria conversão e santificação, pela conversão e santificação de nossos familiares e amigos, e em reparação dos pecados cometidos contra o Sacratíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.
“- PERDOA, SENHOR! PERDOA O TEU POVO! NÃO TE IRES CONOSCO PARA SEMPRE!” (Jl 2,17) .
A Quaresma é um TEMPO DE GRAÇA, durante o qual Deus nos concede auxílios muito especiais para a conversão e para a santificação, aproveitemos!!!