HISTÓRICO
1970
Abril – Criação do Encontro de Casais com Cristo – ECC, pelo Pe. Alsonso Pastore, em 3 etapas; realização do 1ª ECC de 1ª Etapa, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pom´péia, São Paulo-SP.
-Início da ação missionária do ECC, levando o Encontro de Casais com Cristo para outras Paróquias e Dioceses.
1972
Fevereiro – Forma-se a Equipe do ECC (embrião dos futuros Conselhos Diocesanos), integrada por casais e sacerdotes das Paróquias e Setores onde existia o ECC, na Arquidiocese de São Paulo; já se fala concretamente que o ECC terá uma 2ª Etapa para aprofundamento da mensagem cristã e uma 3ª Etapa visando a responsabilidade do cristão no mundo.
1973
Junho – Criação das Equipes Centrais Regionais e Conselho Superior do ECC (embrião dos Conselhos Regionais e Conselho Nacional, respectivamente);
-Inicia-se o trabalho de continuidade dos Círculos formados a partir do Encontro.
Agosto (24 a 26) – realiza-se o 1° Encontro de 1ª Etapa no Núcleo Embaré, contando com a participação de 29 casais da Arquidiocese de São Paulo nas Equipes de Trabalho, sendo os restantes da Diocese de Santos.
Setembro – implantação do 1° ECC de 2ª Etapa, São Paulo-SP
1974
Novembro – Publicam-se as “Orientações para o Encontro de Casais com Cristo” pelo Conselho Superior.
1975
-Inicializam-se as funções de Casais Ligação Diocesano (mais tarde Casais Diocesanos) e Casal Ligação Setorial.
1976
Junho – realiza-se o 1° Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Coração de Maria.
31 de outubro a 1° de novembro – realiza-se a Reunião do Conselho Superior do ECC – I Encontro Nacional do ECC, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompéia, São Paulo –SP.
1978
04 e 05 de maio – Realiza-se a Reunião do Conselho Superior do ECC – II Encontro Nacional do ECC, Brasília – DF.
Agosto – realiza-se o 1° Encontro de 1ª Etapa do Núcleo São Judas.
1979
-Inicia-se a Equipe Central de 2ª Etapa do ECC, São Paulo – SP.
-Realiza-se o III Encontro Nacional do ECC, em Belo Horizonte – MG
Dezembro – realiza-se a primeira reunião preparatória do futuro Conselho Diocesano. Diretor espiritual: Mons. Borowski. Casais indicados: Alfio e Odete; Armando e Cecília; Godoy e Oslei; Manoel e Elena; e Wilson e Neusa; depois foi o Villarino e Evelyn. Essa equipe foi a 1ª gestão do período 1979 à 1981.
1980
-Começaram a funcionar os Casais Animadores de Grupo de Dioceses (embrião para os futuros regionais);
-Realiza-se o IV Encontro Nacional do ECC no Rio de Janeiro-RJ
-Regulamentam-se os funcionamentos do Conselhos (Arqui) Diocesanos e Conselhos Setoriais do ECC; deixam de existir as equipes centrais do ECC.
Março – Dom Davi dá provisão criando o Conselho Diocesano do Encontro de Casais com Cristo, confirmando os casais já indicados.
Maio – Na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, Mons. Borowski, Frei Cesar, Pe. Francisco Leite, Pe. Antônio Olivieri, Pe. João Batista e Pe. Alfonso Pastori, celebram Missa de Ação de Graças, pela formação do Conselho Diocesano.
Junho – Realiza-se o 1ª Encontro de 2ª Etapa (Reencontro Diocesano).
1981
- Realiza-se o V Encontro Nacional do ECC, em Recife-PE;
- Oficializa-se, como norma do ECC, a continuidade dos Círculos de Estudos formados a partir do Encontro, transformando-se em Círculos Domiciliados, integrados nas atividades de Pós-Encontro;
- São Criados os Encontros Regionais do ECC.
- Realiza-se o I Encontro Nacional de 2ª Etapa do ECC – Brasília-DF.
Fevereiro – Atendendo ao pedido de Padre Ciro, foi aprovada a instalação do Núcleo Aparecida (Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Santos), a partir do Núcleo do Embaré.
Março - Núcleo do Embaré realiza Encontro de 1ª Etapa, especialmente dirigido ao novo Núcleo Aparecida.
- Aprovada a formação do Núcleo Aparecida.
Julho – Toma posse a 1ª Equipe Dirigente do Núcleo Aparecida
O ECC de Santos recebe carta de Pe. Alfonso Pastore, com o seguinte teor:
A Igreja, o Encontro de Casais com Cristo e os crimes de São Paulo.
Hoje Osasco é o centro do crime. Três a quatro pessoas diariamente são baleadas ou esfaqueadas. Só o Hospital das Clinicas recebem dois por dia, sem contar os que morrem no local ou são levados a outros hospitais. O ódio gera o ódio.
Em 1970 o bairro do crime era a Vila Brasilândia.
A paróquia da Vila Pompéia, Nossa Senhora do Rosário, levou a frente dezenas de comunidades eclesiais, de base nos locais mais pobres: Jardim Guarani, Jardim Damaceno, Carombé, Recanto Vila Izabel e dezenas de outros. Os Padres Irslandeses, Antônio, Mateus e Tiago, aceitaram o Encontro de Casais com Cristo (ECC). Dezenas de encontros foram realizados e nas paróquias alguns milhares de casais participaram com andar dos anos. O ECC ensina a amar, a compreender, a perdoar, a ajudar, e dar oportunidades.
Vila Brasilândia e arredores foi mudando, não é mais há muito a zona do crime.
Só os crimes que evitou justifica sobejamente o esforço e a dedicação do ECC.
A Igreja-Bispos, Padres tanto de Osasco como são Miguel, podem evitar a crescente onda de crimes e assassinatos. Digo eles – porque os casais querem e arcam com o trabalho, mas os eclesiásticos não permitem o ECC em suas paróquias. E como o ECC é um serviço paroquial não pode atuar sem a adesão do Pároco.
Se todas as paróquias realizassem de quatro a cinco ECCs por ano seriam dezenas de milhares que aprenderiam a amar a vida, a família, a difundir o amor, a dissuadir o mal, e dissolver as emboscadas, a em banhar o punhal assassino, a devolver o revolver homicida. Isto seria trabalhar pessoalmente na base e com a base pelos vitais direitos humanos.
Bem aventurada a mão que evita o assassinato.
Bem aventurado o lar, que em vez de concentrar o ódio difundi o amor, a alegria e a compreensão.
Mas quem entenderá isso, e colocará em prática?
(Hospital das Clinicas – Festa de Nossa Senhora do Carmo – 1971 – 21 horas, escrevo no Pronto Socorro, junto a um pai d família que recebeu dois tiros e duas facadas. Foi chamado a porta da casa e caiu nos braços da esposa. Pai de três crianças).
Padre Alfonso Pastore”
1982
- Realiza-se o 2ª Encontro Nacional da 2ª Etapa do ECC, em São Paulo-SP;
-Realiza-se os Encontro Regionais do ECC;
I Encontro Regional Nordeste do ECC – Terezinha-PI
I Encontro Regional Centro do ECC – Juiz de Fora-MG
I Encontro Regional do ECC – Campinas –SP
- Os Conselhos (Arqui) Diocesanos são responsáveis pelo ECC em suas três etapas.
Março- Realiza-se a 1ª Reunião do novo Conselho Diocesano. Diretor Espiritual: Padre Francisco Leite. Casais Indicados: Ademir e Alavarina; Eloi e Rosa; Guedes e Vilma; Jaime e Nilza; Raul e Dacilia. Período: 1982 à 1983.
- 13° Encontro de 1ª Etapa do Núcleo São Vicente, dirigido ao futuro Núcleo de Itanhaém.
Abril – O Casal Eloi e Rosa, é escolhido para ligação com o Conselho Superior, e o casal Jaime e Nilza, como Equipe Central.
Maio – Aprovada a instalação do Núcleo Itanhaém.
Outubro – Realiza-se o 1° Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Itanhaém.
1983
- Implanta a 3ª Etapa do ECC, realiza-se dois Encontros de 3ª Etapa em campinas-SP, e suspende-se suas realizações, é formado um grupo de casais e sacerdote para rever a 3ª Etapa.
- Realiza-se o VI Encontro Nacional do ECC em Fortaleza-CE;
- São Criados por votação desse Congresso:
Secretaria Nacional do ECC;
Conselhos Regionais do ECC (Norte, Nordeste, Centro e Sul);
Os integrantes dos Conselhos Regionais deveriam ser eleitos nos próximos Encontros
Regionais.
Fevereiro – Aprovado a instalação do Núcleo Pompéia
Dezembro – Realiza-se a Primeira Reunião do novo Conselho Diocesano. Diretor Espiritual: Mons. Ciro. Casais indicados: Caldeira e Jaci; José e Maria; Nascimento e Vera; Ubirajara e Maria Helena; Valmir e Edna. Período: 1984 à 1985.
1984
- Realiza-se o II Encontro Regional Nordeste do ECC, Natal-RN.
- Realiza-se o II Encontro Regional Centro do ECC, Niterói – RJ, quando se decide dividir a Região em Centro – 1 e Centro – 2.
- Realiza-se o II Encontro Regional Sul, em Porto Alegre – RS, ocasião em que é aprovada prosposição para a criação de um Documento Nacional do ECC, contendo as diretrizes do Encontro de Casais com Cristo.
- Nesses Encontros Regionais de 1984, foram eleitores e empossados os Diretores Espirituais e os Casais dos Conselhos Regionais do ECC.
- deixa de existir a função de Casal Animador de grupo de Dioceses, função assumida pelos Conselhos Regionais.
- Começam a funcionar os Conselhos Regionais e o Conselho nacional do ECC.
-É realizado III Encontro Nacional de 2ª Etapa, em Salvador – BA; nesse Encontro são aprovadas proposições de unificação dos Encontros Nacionais que deveriam atingir as 3 etapas do ECC, deixando de existir os Encontros Nacionais de 2ª Etapa e a necessidade de publicação de um documento nacional com as diretrizes do ECC.
- É instalada, em Brasília, a Secretaria Nacional do ECC.
- É realizado, em Porto Alegre – RS, o 1º Encontro de 3ª Etapa do ECC com seus conteúdos modificados de acordo com a aprovação do criador do ECC.
Maio – criado o Núcleo Coração de Jesus
1985
Fevereiro – Primeira Reunião do Conselho Nacional do ECC, Brasília-DF; oficializa-se a criação do Documento Nacional e ampliam-se os trabalhos do Anteprojeto do Documento Nacional; os Encontros Nacionais e regionais do ECC transformam-se em Congressos Nacionais e Regionais; o Conselho Superior passa a denominar-se Conselho Nacional do ECC, formado pelos integrantes dos Conselhos Regionais mais Assistente Eclésiástico nacional e Secretaria Nacional; são criadas oficialmente as Assembléias Nacionais e Regionais do ECC;
Abril – realizado o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Coração de Jesus.
Maio – realizado o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.
Julho – realiza-se o VII Encontro Nacional do ECC EM Ribeirão Preto – SP;
- Assembléia Nacional reunida nesse Encontro Nacional outorga poderes ao Conselho Nacional para aprovação definitiva do Documento Nacional;
- Nesse Encontro Nacional, o Pe. Alfonso Pastore desliga-se oficialmente do Encontro de Casais com Cristo;
Outubro – o Conselho Nacional, reunido em Brasília- DF, elabora uma lista tríplice para escolha do novo Assistente Eclesiástico Nacional e encaminha-a à CNBB, é regulamentado o funcionamento da Secretaria Nacional.
Dezembro – CNBB reconhece oficialmente o ECC e nomeia Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo de Franca – SP, como novo Assistente Eclesiástico Nacional do ECC;
- Realiaza-se a primeira reunião do novo Conselho Diocesano: Diretor Espiritual: Mons. Borowski, casais indicados: Humberto e Heloisi; João e Zélia; José Henrique e Liliana; Leôncio e Norma; e Tarcisio e Maria de Lourdes. Período: 1986 à 1987.
1986
Maio – Autoriza-se a publicação do Documento Nacional do ECC;
- Aprova-se a descentralização da Secretaria Nacional do ECC que tinha sede fixa em Brasília; ela terá sede de acordo com a indicação dos casais que a comporão, indicados e nomeados pelo Assistente Eclesiático Nacional;
Julho – realizam-se os Congressos Regionais do ECC;
II Congresso Regional Norte do ECC, Manaus – AM;
III Congresso Regional Nordeste do ECC, Campina Grande – PB;
III Congresso Regional Centro – 1 do ECC, Uberaba – MG;
I Congresso Regional Centro – 2, Brasília – DF
III Congresso Regional Sul, Jacarezinho-PR.
1987
- Realiza-se o VIII Congresso Nacional do ECC, Belém – PA.
Novembro – realiza-se a primeira reunião do novo Conselho Diocesano de acordo com as Orientações do Documento Nacional. Desde 1980 o Conselho Diocesano era formado por cinco casais e um Diretor Espiritual. A partir desta data o Conselho passa a ser formado por um Diretor Espiritual: Mons. Borowski, um Casal Diocesano: Humberto e Heloisi e Casais Ligação Setoriais: Laurindo e Céu (Setor Cubatão); Maércio e Olga (Setor Embaré); Mário e Ana (Setor Coração de Maria); Nando e Jú (Setor São Vicente); Sérgio e Elisa (Setor São Judas Tadeu) e Syro e Maria (Setor Caraguatatuba) Período: dezembro/87 à dezembro/89.
- Toma posse a primeira Equipe de quatro da 2ª Etapa, de acordo com as orientações do Documento Nacional. Até então, o Reencontro era montado pelos cinco casais que compunham o Conselho Diocesano. A partir desta data a Equipe passa a ser formada pelos seguintes casais: Celso e Lucinha do Núcleo Coração de Maria (Finanças), Leôncio/Norma do Núcleo São Vicente Mártir (Montagem), Luiz e Sonia do Núcleo Aparecida (Palestras) e Olivio e Marlene do Núcleo Cubatão (Fichas). Período: dezembro/87 a dezembro/89.
- Reformulam-se os conteúdos do ECC 3ª Etapa;
- Realizam-se os Congressos Regionais do ECC:
III Congresso Regional do ECC, São Luiz, MA;
IV Congresso Regional Nordeste do ECC, Recife, PE:
IV Congresso Regional Centro – 1 do ECC, Vitória, ES;
II Congresso Regional Centro – 2 do ECC, Itumbiara, GO;
IV Congresso Regional Sul do ECC, Franca, SP;
1988
- CNBB reconduz, por mais um período, o Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo de Franca –SP.
Julho – Inicia-se a 2ª gestão do Conselho Nacional do ECC (1988 / 1991);
- O Casal Ligação do Setor Coração de Maria é substituído por Celso e Lucinha, e o Casal Finanças da 2ª Etapa por Mário e Ana.
- Criado o Setor Aparecida. Ademir e Katia assumem como Casal Ligação.
- O Conselho Diocesano inicia revisão da pasta do Coordenador Geral da 1ª Etapa.
Agosto – Luiz e Sonia, incumbido pelo Conselho Diocesano, apresenta o Manual do Coordenador Geral de 1ª Etapa, a partir de exaustivo trabalho realizado pelos membros do Conselho. É adotado pelo Conselho Diocesano, divulgado e utilizado em todos os Núcleos da Diocese de Santos. Cópia é encaminhada à Secretaria Nacional, que posteriormente em 1989, adota idêntica iniciativa, publicando o Manual de Instrução do ECC 1ª Etapa.
Dezembro – Pe. Julio assume como novo Diretor Espiritual Diocesano, tendo em vista o falecimento de Mons. Borowski.
1989
-Realiza-se o IX Congresso Nacionmal do ECC, Rio de Janeiro-RJ.
-aprovam-se os conteúdos da 3ª Etapa, reformulados.
- Realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Setor Guarujá).
-Fevereiro – Leôncio e Norma (Casal Montagem 2ª Etapa) e Nando e Jú (Casal Ligação Setor São Vicente) pedem exoneração de seus cargos no Conselho Diocesano.
Março – Toma posse como Casal Ligação do Setor São Vicente, Braz e Idalina.
Abril – Toma posse como Casal Montagem 2ª Etapa Guedes e Vilma.
Humberto e Heloisi, e Maércio e Olga, participam da 3ª Etapa em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de implantá-la na Diocese.
Maio – Criado o Núcleo Nossa Senhora das Graças (Setor São Vicente), tendo como Diretor Espiritual Pe. Newton.
Junho – Guedes e Vilma, e Luiz e Sonia, participaram da 3ª Etapa em Guarulhos-SP, com o objetivo de implantá-lo na Diocese.
Julho – Humberto e Heloisi, e Maércio e Olga, participam do IX Congresso Nacional do ECC, Rio de Janeiro-RJ.
Agosto – Implantada a 3ª Etapa passando a 2ª de diocesana para setorial. A primeira Equipe de quatro da 3ª Etapa é formada pelos casais da 2ª Etapa (diocesana) Celso e Lucinha do Núcleo Coração de Maria (Finanças), Guedes e Vilma do Núcleo São Judas (Montagem), Luiz e Sonia do Núcleo Aparecida (Palestras) e Olívio e Marlene do Núcleo Cubatão (Fichas). Período 1989 a 1990.
Setembro – os Setores Aparecida e Embaré realizam seu 1º Encontro de 2ª Etapa Setorial.
Novembro – realiza-se o 1º Encontro de 3ª Etapa, com a participação de quatro casais da Arquidiocese de Campinas.
Dezembro – toma posse os novos Casais Ligação Setorial: Airton e Dália (Setor Coração de Maria), Alexandre e Cida (Setor São Judas), Antonio e Nilda (Setor Caraguatatuba), Cláudio e Lilian (Setor São Vicente), Francisco e Arlene (Setor Embaré), Renan e Nenza (Setor Cubatão, Tavares e Cida (Setor Apaecida). Período: dezembro/89 à dezembro/1991.
1990
- Realizam-se os Congressos Regionais do ECC:
IV Congresso Regional Norte do ECC, Macapá - AP;
V Congresso Regional Nordeste do ECC, Salvador, BA
V Congresso Regional Centro – 1 do ECC, Montes Claros, MG
III Congresso Regional Centro – 2 do ECC, Goiâna, GO
V Congresso Regional do ECC, Sorocaba, SP.
- realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Santa Rosa de Lima (Setor Guarujá).
Março – Luiz e Sonia, com autorização do Conselho Regional Sul, participam ativamente na reimplantação da 3ª Etapa na Arquidiocese de Campinas-SP.
Maio – realiza-se o 2º Encontro de 3ª Etapa, com a participação de três casais e um sacerdote da Diocese de Jundiaí e um casal da Diocese de Campo Limpo.
Julho – Luiz e Sonia representando o Casal Diocesano Humberto e Heloisi, participam do V Congresso Regional do ECC, Sorocaba-SP.
Agosto – realiza-se o 1º Encontro de 2ª Etapa do Setor São Judas.
Setembro – realiza-se o 1º Encontro de 2ª Etapa do Setor São Vicente.
Dezembro – tomam posse, em missas presidida por D. Davi e concelebrada por Pe. Newton: o Casal Diocesano Luiz e Sonia (de acordo com as normas do Documento Nacional). Período: dezembro/90 – dezembro/93; a nova equipe de 3ª Etapa: Angela e tiê do Núcleo São Vicente (Finanças), Bodon e Sonia do Núcleo Pompéia (Palestra), Lélio e Isaura do Núcleo Cubatão (Fichas) e Maércio e Olga do Núcleo Embaré (Montagem). Período: dezembro/90 – dezembro/92 e as novas equipes de 1ª Etapa. Período: dezembro/90 – dezembro/91.
- realiza-se o 3º Encontro de 3ª Etapa, com a participação de quatro casais da Diocese de Jundiaí e um casal da Arquidiocese de São Paulo.
1991
Janeiro – r4ealiza-se o X Congresso Nacional do ECC, João Pessoa, PB;
- realizado o 1ª Encontro de 2ª Etapa do Setor Cubatão.
- Luiz e Sonia formam a primeira Equipe de Casais Assessores do Casal Diocesano, com as seguintes atribuições: Ademir e Katia (Nùcleo Aparecida)
- preparação e formação das equipes dirigentes, Alfio e Odete (Núcleo Judas) desenvolvimento da Semana da Família, Bodon e Sonia (Núcleo Pompéia) aprofudamente da 3ª Etapa e Tenório e Jane (Núcleo Coração de Jesus) divulgação e implantação de novos núcleos do ECC.
Fevereiro – Mons. Ciro assume como Diretor Espiritual da 3ª Etapa.
Abril – realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo São Jorge Mártir.
Junho – Luiz e Sonia participam da 63ª Reunião do Conselho Regional Sul do ECC, Franca-SP.
- D. David nomeia Luiz e Sonia para o Conselho Diocesano de Pastoral, como representantes do ECC.
- Realiza-se o 4º Encontro de 3ª Etapa, com a participação de cinco casais da Diocese de Santo André.
- São formados e implantados, de acordo com o Documento Nacional, os Conselhos Setoriais.
- A corresponsabilidade, na 1ª Etapa, passa a ser tema de uma palestra com o objetivo de despertar nos casais o sentido do dízimo.
Julho – Inicia-se a 3ª Gestão do Conselho Nacional do ECC.
- O Conselho Nacional elabora lista tríplice para a escolha do Assistente Eclésiástico Nacional do ECC e a envia à CNBB.
- A CNBB nomeia o Assistente Eclésiártico Nacional Dom Diógenes Silva Matthes, Bispo de Franca- SP, para continuar o seu mandato por mais um período.
Agosto – Padronizado modelo de quadrante para a 1ª Etapa.
- Pe. Írio celebra missa em comemoração aos 15 anos de implantação do Núcleo Coração de Maria.
Realiza-se o 1º Encontro de 2ª Etapa do Setor Coração de Maria.
O Município de Santos institui oficialmente a Semana da Família através da Lei nº 744/91.
Outubro - reativa a Semana da Família na Diocese de Santos, com a participação ativa do ECC.
Novembro – falece Mons. Ciro Fanha, Diretor Espiritual da 3ª Etapa. Provisoriamente Pe. Júlio passa a responder por essa função.
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Mons. Primo e Pe. Newton, os novos Casais Ligação Setoriais: Flávio e Gelsa depois Zeca e Leda (Setor São Vicente), Leão e Emília (Setor Cubatão), Bonavides e Nanci (Setor Coração de Maria), Vitor e Lenir (Setor Emabé), Claúdio e Regina (Setor Aparecida) e Benito e Maria Helena (Setor São Judas Tadeu). Período: dezembro/91 – dezembro/93.
1992
Realizam-se os Congressos Regionais do ECC:
V Congresso Regional Norte do ECC, Porto Velho, RO;
VI Congresso Regional Norte do ECC, Aracajú, SE
VI Congresso Regional Centro – 1 do ECC, Belo Horizonte, MG.
IV Congresso regional Centro – 2 do ECC, Mineiros, GO;
VI Congresso Regional Sul do ECC, Aparecida, SP.
Iniciam-se os estudos de revisão dos conteúdos da 2ª Etapa.
Maio – por solicitação do Conselho Regional Sul, Humberto e Heloisi substituem casal no referido Conselho até julho/94.
Alfio e Odete são indicados pelo Conselho Diocesano de Pastoral, Coordenadores da Semana da Família nos anos de 92/94.
Julho – realiza-se o 5º Encontro de 3[ Etapa, com a participação de quatro casais da Arquidiocese de Sorocaba.
Julho – Luiz e Sonia participam do VI Congresso Regional Sul do ECC, Aparecida – SP.
Agosto – Bodon e Sonia elaboram e realizam o I Curso da Doutrina Social da Igreja, dirigido a casais que vivenciaram a 3ª Etapa, com om objetivo de aprofundar os estudos dos documentos relativos a esse tema.
Setembro – os Encontros de 2ª Etapa deixam de ser realizados em âmbito Setorial passando a diocesano.
Outubro – Comemorada a Semana da Família com a participação do ECC.
Novembro – Tenório e Jane, representando o Casal Diocesano Luiz e Sonia, participam de Reunião do Conselho Regional Sul do ECC em São Carlos-SP.
Aprovada a criação do Núcleo Nossa Senhora da Assunção.
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por Pe. Júlio e concelebrada por Pe. Orlando, as novas Equipes de 3ª Etapa: Alcebiades e Maria José depois Orlando e Eliane (Casal Palestras), Silvio e Nazareth (Casal Montagem), Omir e Cacilda (Casal Finanças), Valmir e Edna (Casal Fichas), Período: dezembro/92 – dezembro/94; 2ª Etapa: Giovani e Bete (Casal Palestras), Rubens e Helyette (Casal Montagem), Ari e Maria Olívia (Casal Finanças), Jaime e Sandra (Casal Fichas). Período: dezembro/92 – dezembro/94 e 1ª Etapa. Período: dezembro/92 – dezembro/93.
1993
Realiza-se o XI Congresso nacional do ECC, em Porto Alegre, RS.
Nesse Congresso é aprovada a proposição para a formação de uma Comissão para a revisão do Documento Nacional.
O Conselho Nacional designa os integrantes para compor a Comissão da Revisão do Documento Nacional; iniciam-se os trabalhos de revisão.
Abril – Tenório e Jane, representando o Casal Diocesano Luiz e Sonia, participam da 76ª Reunião do Conselho Regional Sul do ECC, em Rio Preto – SP.
Bodon e Sonia substituem o Casal Ligação do Setor São Judas.
Julho – D. David e Luiz e Sonia participam do XI Congresso nacional do ECC, Porto Alegre – RS.
Agosto – realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Nossa Senhora da Assunção.
- Comemorada a Semana da Família, com a participação ativa do ECC.
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Mos. Primo, Pe. Newton e Pe. Hugo, o Casal Diocesano Alfio e Odete. Período: dezembro/93 – dezembro/96, e os Casais Ligação: Mozart e Tina (Setor São Vicente), Rochinha e Guiomar (Setor Cubatão), Neco e Rose (Setor Coração de Maria), Tenório e Jane (Setor Embaré), Jarbas e Regina (Setor Aparecida), Chico e Ilda (Setor São Judas Tadeu). Período dezembro/93 – dezembro/95 e novas equipes de 1ª Etapa – período: dezembro/93 – dezembro/94. O Casal Diocesano apresenta sua Equipe de Assessores: Bruno e Ana Maria, Edinho e Cotinha, Vitor e Lenir e Valmir e Edna.
1994
É aprovada a nova divisão regional do ECC; o Encontro de Casais com Cristo passa a ter a mesma divisão da CNBB.
Estabelece-se o perfil dos candidatos para compor os novos Conselhos Regionais do ECC.
Realizam-se Assembléias Regionais extraordinárias para a escolha dos integrantes dos Conselhos Regionais do ECC.
- Realizam-se os Congressos Regionais do ECC:
VI Congresso Regional Norte do ECC, Manaus, AM;
VII Congresso regional Nordeste do ECC, Fortaleza, CE;
VIII Congresso Regional Centro – 1 do ECC, Governador Valadares, MG;
V Congresso Regional Centro – 2 do ECC, Luziânia, GO;
VII Congresso Regional Sul do ECC, Cornélio Procópio, PR.
- Inicia-se a 4ª Gestão do Conselho Nacional do ECC, agora com a nova divisão regional, igual á da CNBB.
- O Conselho Nacional elabora lista trípice para escolha do Assistente Eclesiástico nacional do ECC e a encaminha á CNBB.
- A CNBB nomeia o novo Assistente Eclesiástico Nacional Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo de Teófilo Otonio – MG.
Fevereiro – o Casal Diocesano Alfio e Odete, acompanhados por Luiz e Sonia, participam da Assembléia Extraordinária do Conselho Regional Sul, em Piracicaba – SP.
Março – aprovada nova divisão territorial do ECC na Diocese de Santos, com a criação do Setor Guarujá.
Abril – Pe. Tadeusz (Diretor Espiritual) e Alberto e Lola (Casal Ligação tomam posse no Setor Guarujá).
- Bodon e Sonia realizam o II Curso da Doutrina Social da Igreja, dirigido a casais que vivenciaram a 3ª Etapa.
Julho – Alfio e Odete participam do VII Congresso Regional Sul do ECC em Cornélio Procópio – PR.
Outubro – realiza-se o 8º Encontro de 3ª, com a participação de cinco casais da Diocese de São José dos Campos.
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Pe. Antonio Finotti as novas Equipes de 3ª Etapa: José Henrique e Liliana (Casal Palestra), Nayland e Norlema (Casal Montagem), Lamberto e Lúcia (Casal Finanças) e Nascimento e Lourdes (Casal Fichas). Período: dezembro/94 – dezembro/96; 2ª Etapa: Antenor e Jane (Casal Palestra), Flávio e Bete (Casal Montagem), Rafael e Graça (Casal Finanças) e Vital e Bebeca (Casal Fichas). Período: dezembro/94 – dezembro/96 e 1ª Etapa: Período: dezembro/94 – dezembro/95.
1995
Janeiro – realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Conjunto Beato José de Anchieta e Nossa Senhora da Auxiliadora.
Abril – Comemoração dos 25 anos de criação do ECC.
Junho – Alfio e Odete participam da Assembléia Extraordinária do Conselho Regional Sul em Londrina – PR.
Julho – realiza-se o XII Congresso nacional do ECC em Osasco – SP.
- Alfio e Odete participam do XII Congresso Nacional em Osasco – SP.
Setembro – realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Conjunto Sagrada Família e Santa Margarida Maria.
Outubro – o ECC contribui com pesquisa ao Sínodo Diocesano.
Novembro – O Conselho Nacional aprova a revsião do Documento Nacional do ECC e autoriza sua publicação, entrando em vigor, a partir de 25-01-1996, todas as suas normas e diretrizes.
- Alfio e Odete participam da Assembléia Extraordinária do Conselho Regional Sul 1 em São Carlos – SP.
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Pe. Antonio Finotti, Pe. Newton, Pe. Valdeci, os Casais Ligação: Sandoval e Fernanda (Setor Orla), Paulo e Oneida (Setor Orla II), João e Marilene (Setor Centro I), João Batista e Ana Lúcia (Setor Centro III), José Carlos e Ângela (Setor São Vicente), Irineu e Vera (Setor Cubatão), Angel e Ana (Setor Guarujá). Período: dezembro/95 – dezembro/97 e as novas Equipes de 1[ Etapa: Período dezembro/95 – dezembro/96.
1996
Abril – Alfio e Odete participam da Assembléia do Conselho Regional Sul em Araras – SP.
Junho – realizado o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Senhor dos Passos.
Julho – Realiza-se o VIII Congresso Regional Sul do ECC em Jacareí – SP
Alfio e Odete participam do VIII Congresso Regional Sul em Jacareí – SP onde apresentam o tema “Formação de Dirigentes mpara o ECC”, a partir de experiência da Diocese de Santos.
Novembro – Alfio e Odete e Equipe Dirigente de 3ª Etapa contribuem para a implantação do ECC de 3ª Etapa na Região Espiscopal Litoral Norte, da Diocese de Santos.
Dezembro – tomaram posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Pe. Antônio Finotti, Pe. Newton, Pe. Feliciano, Pe. Jacob, Pe. Ximenes, Pe. Martin e Pe. Fabián, o Casal Diocesano Bodon e Sonia. Período: dezembro/96 – dezembro/99, as novas equipes de 3ª Etapa: João e Norma (Casal Palestra) Zeca e Leda (Casal Montagem), Novaes e Maria Ângela (Casal Finanças) e Rafael e Conceição (Casal Fichas). Período: dezembro/96 – dezembro/98; 2ª Etapa: Fernando e Aurea (Casal Palestra) Ronaldo e Neide (Casal Montagem), Matias e Isabel (Casal Finanças) e Amadeu e Neide (Casal Fichas). Período: dezembro/969 – dezembro/98 e 1ª Etapa: Período: dezembro/96 – agosto – dezembro/97. Ocasal Diocesano apresenta sua Equipe de Assessores: ADEMIR E Katia, Alfio e Odete, Luiz e Sonia e Tenório e Jane.
-Comunicado que o Núcleo Embaré suspenderá os Encontros de 1ª Etapa por prazo indeterminado. Não toma posse a respectiva Equipe dos cinco.
1997
Janeiro – O Casal Alfio e Odete coordena dia de formação para novas equipes dirigentes do ECC (1ª Etapa) na Diocese de Jacareí.
Fevereiro – D. Jacyr nomeia Bodon e Sonia e Ademir e Katia para integrarem a Comissão Diocesana Provisória de Pastoral Familiar representando o ECC.
Junho – aprovada nova divisão territorial do ECC na Diocese de Santos, com a criação do Setor Centro II ( a ser implantada a partir de dezembro de 1997). Pe. Jacob é indicado para ser o Diretor Espiritual Setorial.
Julho – realiza-se o XIII Congresso Nacional do ECC em Teresina – PI
Agosto – são desmembrados os Núcleos Beato José de Anchieta e Nossa Senhora Auxiliadora (Setor São Vicente).
Outubro – os Casais Sandoval e Fernanda e Matias e Isabel participam do Encontro de Testemunho e Confraternização das Famílias, representando o ECC – Diocese de Santos, evento realizado por ocasião do II ENCONTRO MUNDIAL DO SANTO PADRE COM AS FAMÍLIAS.
Criado o Núcleo Nossa Senhora das Graças (Setor Garujá).
Dezembro – tomam posse em missa celebrada por D. David e concelebrada por Pe. Jkacob, Pe. Newton, Pe. Giancarlo, Pe. Baldan e Pe. Carlos os novos Casais Ligação José Roberto e Angelina (Setor Centro I) João e Vera (Setor Centro II), Tomaz e Adelina (Setor Centro III), Rubinho e Marilene (Setor Cubatão), João e Sonia (Setor Guarujá), Valdir e Rosa (Setor Orla), Nascimento e Lourdes (Setor São Vicente). Período: dezembro/97 – dezembro/99 e de 1ª Etapa: Período: dezembro/97 – dezembro/98.
1998
Fevereiro – O ECC passa a utilizar sala da pastoral Familiar no Centro Diocesano de Pastoral “ Pe. Lúcio Floro”, inclusive para a guarda de documentos do Conselho Diocesano.
Pe. Carlos assume como Diretor Espiritual do Setor Centro III, devido a transferência do Pe. Caetano.
Junho – Pe. Feliciano assume como Diretor espiritual do Setor São Vicente, devido o falecimento do Pe. Newton; Pe. Valdeci assume como Diretor Espiritual do Setor Centro II, devido a transferência do Pe. Jacob.
Julho – realiza-se o IX Congresso regional Sul do ECC em Novo Hamburgo-RS.
Bodon e Sonia participam do IX Congresso Regional Sul do ECC em Novo Hamburgo-RS.
Realiza-se o 1º Encontro de 1ª Etapa do Núcleo Nossa Senhora das Graças (Setor Guarujá).
AGOSTO, 26 – COMEMORAM-SE OS 25 ANOS DE CRIAÇÃO DO ECC NA DIOCESE DE SANTOS, COM MISSA NA BASÍLICA DE SANTO ANTONIO DO EMBARÉ. FOI NESSE NÚCLEO QUE SE REALIZAOU O 1º ENCONTRO DE 1ª ETAPA NESTA DIOCESE.
Fonte: Livro em homenagem ao Jubileu de Prata do ECC na Diocese de Santos, elaborado pelos casais: Bodon e Sônia; Ademir e Katia; Alfio e Odete; Luiz e Sonia; Tenório e Jane. Em 1998.
1999
Setembro – 3, 4. e 5 – Implantação do 1ª ECC fora do Brasil: Paróquia OUR Lady Aparecida Mission, Arquidiocese de Miami – Hollywood – Flórida – USA.
2000
Março, 17 – Morre em Vitória – ES, o Padre Alfonso Pastore (1932 / 2000), criador do Encontro de Casais com Cristo – ECC;
Abril – comemoram-se os 30 anos de criação do Encontro de Casais com Cristo-ECC. O Conselho Nacional do ECC lança o vídeo comemorativo: “ECC – Encontro de Casais com Cristo – 30 anos Evangelizando a Família”;
Julho – realizam-se as Assembleias Regionais e os Congressos Regionais do ECC:
X Congresso Regional Sul do ECC – Franca – SP
2001
Julho – realizam-se o XV Congresso Nacional do ECC em Salvador – BA e a Assembleia Nacional que votou as alterações no Documento Nacional a vigorar a partir de janeiro de 2002.
2002
Junho – a CNBB nomeia Dom Antônio Lino silva Dinis, Bispo de Itumbiara – GO, como novo Assistente Eclesiástico Nacional do ECC;
Julho – XI Congresso da Região Sul do ECC – Londrina – PR;
2003
Julho – realizam-se o XVI Congresso Nacional do ECC, em Vitória - ES e a Assembleia Nacional, que votou as alterações no Documento Nacional, a vigorar a partir de dezembro de 2005.
2004
Julho – realizam-se as Assembleias das Regiões e os Congressos das Regiões do ECC:
XII Congresso da Região Sul do ECC – Porto Alegre – RS;
2005
Julho – realizam-se a Assembleia Nacional e o XVII Congresso Nacional do ECC - Rio Branco – AC
2006
Julho – realizam-se as Assembleias e os Congressos das Regiões do ECC:
XIII Congresso da Regional Sul do ECC – São José do Rio Preto - SP
Agosto – a CNBB reconduz Dom Antônio Lino Silva Dinis, Bispo de Itumbiara – GO, como Assistente Eclesiástico Nacional do ECC para Gestão 2006 / 2010;
2007
Agosto – realizam-se a Assembleia Nacional e o XVIII Congresso Nacional do ECC – Natal – RN.
2008
Julho – realizam-se as Assembleias e os Congressos das Regiões do ECC:
XIV Congresso da Regional Sul do ECC – Arapongas – PR
2009
Julho – realizam-se a Assembleia Nacional e o XIX Congresso Nacional do ECC – Belém - PA