Oração da Manhã por Don Adair - Abril - 2024

MINI SERMÃO - (26/04/2024)

PERTURBAÇÕES
Vivemos em um mundo de mil perturbações. É preciso ser cego e surdo para alguns gritos e apelos desse mundo agitado! Jesus nos aconselhou: "Não se perturbe o vosso coração". E Santa Teresa de Ávila transformou isso em prece: "Nada me perturbe. Nada me amedronte. Tudo passa. Só Deus não muda. A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta". A serenidade no coração é uma conquista de todo aquele que responde ao apelo de Jesus: "Vinde a mim todos que estais cansados, e eu vos darei repouso para o vosso coração" (Jo 14,1-6).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (25/04/2024)

IDE
Ser cristão é ser gente do caminho! Nossa vida é permanente missão. Ouvimos todo dia a provocação de Jesus: "ide". Não podemos parar! Ser missionário é ir lá aonde o povo está, aonde o pobre está, aonde jovens, crianças, gente que precisa de uma palavra e aguarda aquele missionário chegar! Todo cristão é um ministro da Palavra, do Pão e do povo. Todo batizado é alguém que mergulha nesse caminho, até que chegue no Céu, quando o caminho não terminará jamais! Seremos eternos caminheiros na Casa do Pai (Mc 16,15-20).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (23/04/2024)

RIGORISMOS
Nem sempre rigor rima com amor! A inflexibilidade esconde uma perversa insegurança. Os fariseus do tempo de Jesus eram inflexíveis! Não queriam mudar seu pensamento, e tudo o que se apresentava de novo e maravilhoso diante de seus olhos era invisível, porque eles já tinham suas próprias visões. E ainda que um anjo lhes aparecesse descendo do Céu, seriam incapazes de reconhecer o milagre ou de ouvir a mensagem. O Messias e Salvador passou diante de seus olhos, e não foram capazes de o reconhecer. Pode acontecer o mesmo em nossos dias (Jo 10,22-30).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (22/04/2024)

BOM PASTOR
O Bom Pastor é aquele que dá sangue, suor e lágrimas pelas suas ovelhas! Ele tem os olhos, os ouvidos, o coração sempre aberto. Os braços abertos, lá na cruz, mostram quem é o Bom Pastor: é Jesus! As mãos fechadas de Judas, o traidor, mostram quem é aquele que é o malfeitor: um ladrão. É aquele que apenas quer ganhar lucro com as ovelhas, mesmo que isso custe o sangue delas! Ele não se interessa pelo seu povo, pelo seu rebanho. Na verdade, não são fiéis, são clientes; não é uma igreja, é uma franquia (Jo 10,1-10).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (21/04/2024)

MERCENÁRIOS
Cuidado com aqueles que têm fala doce e sedutora, mas querem roubar tudo que você tem! São ladrões, são bandidos, muitas vezes travestidos de ministros, profetas, gente do sagrado, mas querem mesmo é roubar. Como disse Jesus: "São lobos em pele de ovelha". São gente fingida, falsa! Depois que conseguem o que desejam, você não tem mais nenhum valor para eles. Tenha discernimento antes de cair em alguma cilada, neste nosso mundo de falsos pastores (Jo 10,11-18).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (20/04/2024)

PERDER SEGUIDORES
De que adianta ganhar um milhão de amigos nas redes sociais, se o preço é vender a alma ao “pai da mentira”? Seria, mais ou menos, como aquele jogador de futebol que está mais preocupado em agradar a torcida do que em fazer o gol. É preciso manter os olhos fixos na meta e então, sim, você se torna um goleador e nem sempre agradará a torcida! Jesus também falou palavras duras, denunciou injustiças e defendeu os pobres  Enquanto fazia milagres, falava bonito e multiplicava o pão, Ele se tornava famoso! Sua fama se espalhou por toda a região, mas, na hora da verdade, muitos o abandonaram, e Ele perdeu seguidores! E disse aos apóstolos: "Vocês também querem ir embora"? E Pedro disse: "Aquem iríamos nós? Só tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6,60-69).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (19/04/2024)

A LÓGICA DO CÉU
Nem sempre a lógica da Terra é suficiente para entender a lógica do Céu! Quando Jesus disse que Ele era o Pão da Vida, aqueles fariseus, mestres da Lei, teólogos e doutores não entenderam, porque só conheciam o pão da Terra, só conheciam o pão nosso de cada dia, mas o Pão Eterno era desconhecido. Não entendiam ainda as lições da Eucaristia, de um Deus que se dá, no dia a dia, pela ação do Espírito, que torna presente, na Terra, a realidade do Céu, que antecipa a eternidade à glória, na História. Se pensávamos apenas com as nossas limitadas categorias racionais terrenas, nunca entenderemos os mistérios de Deus (Jo 6,52-59).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (18/04/2024)

PÃO DA VIDA
A Eucaristia é o alimento da Glória que nos é dado na História, é o Pão da Vida! É mais que pão dos anjos, é pão da gente, pão dos homens, pão das mulheres, pão de todos aqueles que se aproximam do Altar e, com o coração purificado, dizem: "Amém". Podemos receber a salvação em uma migalha de pão! Jesus nos deixou a sua presença real, que alimenta não apenas o corpo, alimenta a nossa alma, o nosso ser inteiro! É Pão de Salvação (Jo 6,44-51).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (17/04/2024)

VIDA PLENA
Somos um sopro eterno de Deus. Nossa vocação é a vida em plenitude! A ressurreição de Jesus antecipa o que será, para todos nós, a nossa vida no Céu: gente inteira, com inteligência, coração, com afeto, com olhar, com a consciência! Seremos, em Deus, inteiros! Não apenas a alma, mas a alma corpórea, e o corpo animado voltará à eternidade, onde não haverá mais os limites desta Terra. Esta vocação à gente ressuscitada lateja em nós todo dia! Vivemos pequenos momentos de vida plena, nesta Terra, que antecipam aquilo que será no Céu (Jo 6,35-40).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (16/04/2024)

FOME DO INFINITO
Somos criados à imagem do Deus Amor, por isso somente o amor de Deus pode preencher o nosso coração! Se nos alimentamos hoje, amanhã teremos fome novamente; mas o Pão do Céu alimenta eternamente! Esta fome que nós temos do Paraíso é saudade do infinito. Nosso coração tem saudades do Céu! Até quem diz que não crê e não professa as verdades da fé cristã, tem esta marca no seu coração, e não pode negar que apenas o respiro da alma é que, realmente, o faz respirar (Jo 6,30-35).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (15/04/2024)

MOTIVAÇÕES
Cuidado com as motivações! Podemos até fazer coisas boas por motivos perversos ou insuficientes. Podemos até basear nossos gestos, nossas ações em motivações inconsistentes. Alguém pode fazer caridade apenas para ganhar o Céu, como aquele povo que seguia Jesus, porque Ele havia multiplicado o pão. Então procuravam um padeiro e não o Salvador. E o próprio Jesus disse: "Vocês estão aqui, porque comeram o pão e vieram buscar mais". Buscai o alimento que não perece: o Pão da Vida! E, a partir daquele momento, muitos deixaram de seguir Jesus (Jo 6,22-29).


Clique no link acima para ver o vídeo.





MINI SERMÃO - (14/04/2024)

CORPO GLORIOSO
Jesus Ressuscitado tem um corpo glorioso! Algo da Terra foi morar no Céu! Ele não tem mais os limites terrenos e Jesus Ressuscitado atravessa paredes. Estando fechadas as portas, Ele se colocou no meio deles e, ao partir do pão, eles não o viram mais, Ele desapareceu. Mas antes de desaparecer, ceou com eles, comeu: "Tendes aí alguma coisa para comer"? Jesus Ressuscitado come pão, come peixe, e pede que Tomé toque no seu lado e sinta a sua pele e as cicatrizes da paixão. As cicatrizes da História vão permanecer em nosso corpo glorioso, ficarão conosco por toda a glória (Lc 24,35-48).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (13/04/2024)

VENTOS CONTRÁRIOS
Quando a vida apresentar ventos contrários, lembre-se que Jesus sempre está presente. Isso faz toda a diferença! Ainda que andando sobre as águas ou dormindo na barquinha, na tempestade, na chuva forte, na turbulência, na insegurança, até mesmo no medo e até no pavor, Jesus está presente! Lembre-se disso da manhã ao pôr do sol. Ao acordar, entregue seu dia a Deus, com tudo o que acontecerá. Coisas boas e aquelas que não são tão boas, coloque tudo nas mãos de Deus! E acredite que Jesus acalma a tempestade (Jo 6,16-21).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (12/04/2024)

MILAGRES
O milagre é quando a Graça de Deus ultrapassa todo esforço humano e realiza o que, antes, parecia impossível! A água tem sabor de vinho; o vinho, na realidade, é sangue de Cristo! Aquilo que era uma doença, aparentemente incurável para as possibilidades da medicina hoje, foi milagrosamente curada por Deus. Jesus tocava e o leproso era purificado. Jesus abençoava e o mudo começava a falar. Milagres acontecem! O pão é multiplicado e ultrapassa nossas possibilidades de partilha. O pouco com Deus é tudo (Jo 6,1-15).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (11/04/2024)

O AMOR DO PAI
O amor do Pai é derramado em nossos corações pelo Espírito, que habita em nós e nos faz filhos no Filho! Nossa vida é um processo de cristificação! O Espírito vai dilatando em nós a altura, a profundidade, a largura da dimensão crística, até o ponto de podermos dizer: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim". Somos filhos do amor, porque Deus é amor! Por isso nossa vida é um processo de amorização. Somos transformados no amor de Deus pelo Espírito que habita em nós. Isto é a ressurreição acontecendo em nossas vidas, já na história, para se completar na glória (Jo 3,31-36).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (10/04/2024)

FILHOS DA LUZ
Somos filhos da Luz, reflexos de Jesus. Ele vive em nós e seu Espírito nos torna cada dia mais iluminados! Nossa missão é repercutir, refletir a Luz que olhamos e enxergamos nos olhos de Jesus. Trazemos este brilho, somos gente brilhante, nascemos para dar certo! E o projeto de Jesu, em cada um de nós, vai aumentando, dilatando nosso ser, até o ponto de podermos dizer: "Eu vivo, mas não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim". Ele é a Luz do mundo e nós refletimos seu brilho por onde passamos (Jo 3,16-21).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (09/04/2024)

DEUS É LIVRE
Deus não precisa de protocolos e autorizações! Ele é livre e soberano para fazer o que quiser. O Espírito sopra aonde quer, quando quer e como quer. Ele inspira a pessoa que Ele quiser. Às vezes, temos uma certa mania de impor limites à ação de Deus, mas Ele pode inspirar até quem não tem um cargo! Deus pode realizar uma obra por meio de alguém que não tem um mandato, que não tem uma autorização oficial. E Ele faz, como fez com São Francisco de Assis e com centenas e milhares de fundadores ao longo de toda história (Jo 3,7-15).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (08/04/2024)

O ANJO FALOU
O Anjo falou: "Ave, Maria, serás a Mãe de Deus". Nascia assim a primeira Ave-Maria da história! É uma oração evangélica: está no Evangelho. "Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus", é uma frase de Isabel e também está na Bíblia. Portanto, quem é evangélico, que proclama, medita, lê o Evangelho, reza a oração que o Céu ensinou e que Isabel ecoou. O Concílio de Éfeso, em 431, disse que Maria é Mãe de Deus. E nós pedimos que ela reze por nós junto a seu Filho, como nós rezamos uns pelos outros: "Agora e na hora da nossa morte. Amém" (Lc 1,26-38).


Clique no link acima para ver o vídeo.





MINI SERMÃO - (07/04/2024)

CRER PARA VER
Existe aquele que precisa ver para crer, mas, na verdade, é preciso crer para ver. Mais do que a visão dos olhos da carne, é preciso ver com os olhos do coração, ver com o olhar da alma! E para isso é preciso ter fé, porque a fé é uma visão, a visão antecipada que ultrapassa todas as evidências da Terra; é a visão a partir do Céu. A fé é a adesão à pessoa de Jesus, que nos permite, mais do que Tomé, uma nova visão de todas as coisas. É preciso crer para ver (Jo 20,19-31).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (06/04/2024)

PREFERÊNCIAS
As pessoas são diferentes e algumas são mais próximas e preferidas. Até Jesus manifestou preferências! Jesus Ressuscitado apareceu, primeiro, a Maria Madalena; e entre os apóstolos, Ele manifestava uma  certa estima preferencial por João, o discípulo amado! Não existe forma mais perversa de injustiça do que tratar, de maneira igual, aqueles que são diferentes. É preciso olhar para cada um de um modo específico. E aqueles que estão numa situação de maior vulnerabilidade, com certeza, merecem a nossa preferência (Mc 16,9-15).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (05/04/2024)

GRAÇAS A DEUS
Devemos fazer a nossa parte, mas Deus sempre se antecipa e nos manda a sua graça e seu favor. Diga sempre: “Graças a Deus”! Jesus Ressuscitado aparece aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades, e eles estão pescando. E Jesus pede que eles tragam alguns peixes para a refeição, mas, quando eles chegam na praia, o fogo já estava aceso e os peixes já estavam sendo preparados pelo Mestre Jesus Ressuscitado. E Ele pede que eles tragam também seus peixes. Precisamos unir o nosso esforço humano à graça de Deus, que sempre se antecipa, graças a Deus (Jo 21,1-14).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (04/04/2024)

TOQUE DE FÉ
A fé no Ressuscitado passa por uma experiência de deixar-se tocar pelo Senhor! Ele toca em nossos corações, em nossa mente, em nossas convicções! A fé não é uma conclusão, ela é uma opção fundamental: escolhemos acreditar em Jesus! Mas, porque o encontramos no caminho, Ele não é um fantasma, não é uma teoria. Ele fala e nos olha nos olhos. Ele toca em nossas mãos e diz, como aos apóstolos: "Toca nas minhas mãos. Veja o meu lado aberto". Ele faz refeição conosco! O cristianismo não é a religião da fantasia e do fantasma; é a religião da carne, é a religião do toque de fé (Lc 24,35-48).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (03/04/2024)

ESTRANHOS NO CAMINHO
Jesus está presente nos pobres, nas crianças, nos missionários e até nos estranhos. Reconheça o Ressuscitado ao seu lado! Você olha e ele está desfigurado, mas, naquela pessoa, Jesus está transfigurado! Acompanhe os seus passos no caminho e, mais tarde, você reconhecerá, assim como os discípulos de Emaús: "Não estava nosso coração ardendo, quando Ele caminhava conosco e nos explicava as escrituras"? É preciso ter corações ardentes e pés a caminho, para reconhecer Jesus em tantas pessoas que são desprezadas! E Ele, um dia, nos dirá na porta do Céu: "Lembra quando você acolheu, socorreu? Era eu" (Lc 24,13-35).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (02/04/2024)

EU VI O SENHOR
Pela fé podemos ver além do olhar e ouvir para além dos ouvidos. Temos olhos e ouvidos no coração, que nos dá a visão do amor.  Temos uma visão interior! Maria vê um anjo, e Maria Madalena viu anjos no sepulcro vazio! Sua mente não entendia, seus  olhos estavam cegos, até que seus ouvidos ouviram seu nome pronunciado por aquela pessoa que ela pensava ser o jardineiro. Maria, ao ouvir seu nome, os sentidos interiores de Maria Madalena acordaram! E ela foi dizer aos discípulos: "Eu vi o Senhor" (Jo 20,11-18).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (01/04/2024)

SANTO MEDO
O medo é uma força interior que nos impulsiona para ir além. Aquelas mulheres estavam com medo, mas correram para anunciar que o sepulcro estava vazio! E Jesus aparece e diz: "Não tenhais medo." Os discípulos estavam com medo e acordaram Jesus na barca, e Ele disse: "Por que vocês estão com medo?" O medo pode ser uma força positiva e nos motivar, nos tirar do lugar, mas, quando nos deixamos dominar por ele, medo alimenta medo e se torna pânico. E é preciso ouvir a voz de Jesus Ressuscitado que diz: "Não tenhais medo" (Mt 28,8-15).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (31/03/2024)

MADRUGADORES DA FÉ
Deus ajuda quem madruga. Mas naquele dia foi especial, os madrugadores foram testemunhas da ressurreição! Maria Madalena foi levada, pela saudade, até o jardim, onde Jesus havia sido sepultado. Ainda era muito cedo, o sol não havia nascido, mas Jesus já havia ressuscitado! Ela viu, não entendeu, mas o coração ardeu. E ela voltou para contar para Pedro, para João, que correram até o jardim e encontraram as coisas como Maria Madalena havia dito. Pedro olhou, não entendeu, mas o coração ardeu. João olhou e acreditou, mesmo sem entender, mas o coração estava a arder. Feliz Páscoa a todos os madrugadores da fé (Jo 20,1-9)!


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (30/03/2024)

PÁSCOA PASSAGEM
Páscoa significa passagem. Jesus nos deixou essa ponte para vivermos em travessia! A cruz, instrumento de horror, se tornou uma ponte de salvação, um instrumento de amor. Passamos, todos os dias, da morte para a vida, das trevas para a luz, da perdição para a salvação. A Páscoa começou um movimento que deve se prolongar até o final da nossa vida. Somos gente pascal! Vivemos e celebramos o Mistério Pascal de Jesus Cristo! Feliz Páscoa (Mc 16,1-7)!


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (29/03/2024)

A FONTE DA CRUZ
Na Cruz de Jesus, encontramos uma fonte de Água Viva e Sangue Redentor. Seu lado foi aberto por uma lança, e saíram sangue e água. Naquela água, surgiu o Batismo, que nos regenera; e naquele sangue, brotou a Eucaristia, que nos alimenta. O Batismo nos faz membros do corpo de Cristo, e a Eucaristia nos alimenta com o Corpo de Cristo! Somos cristificados, batizados, eucaristizados! O Espírito Santo, ao longo de toda nossa vida, vai transformando aquela fonte da Cruz numa torrente de Luz, que vai nos levar até o mar do Céu (Jo 18,1-19,42).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (28/03/2024)

SACRAMENTO DO AMOR
A Eucaristia é mais do que o sacramento da dor, é o Sacramento do Amor! É a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo, esta passagem da morte para a vida, que é o sacrifício e que tem seu ápice na cruz, mas já começa quando o Verbo se fez Carne e habitou no meio de nós e passou entre nós fazendo o bem. E depois do mistério da cruz, da paixão e da morte, ressuscitou, voltou ao Pai e um dia voltará. Tudo isso, este mergulho amoroso de Deus que nos resgata, é celebrado em cada Missa! Mais do que uma refeição, é o memorial desta entrega, desta oblação, desta redenção! A Eucaristia é o Sacramento da Salvação (Jo 13,1-15).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (27/03/2024)

TRAIDOR 
Uma das surpresas mais desagradáveis é descobrir que um amigo se tornou um traidor. Jesus viveu essa dor! Foi vendido por trinta moedas, por Judas,  o Iscariotes. E este nome ficou marcado na história como símbolo de traição. Atitude mesquinha de quem troca pessoas por dinheiro! Os traidores continuam, na história, até hoje. E há quem troque por prazer; outros, por poder. Mas a grande maioria continua vendendo seus amigos por dinheiro! É preciso que Jesus esteja presente em nossas vidas, para sabermos como lidar, quando uma traição passa pelo nosso caminho (Mt 26,14-25).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (26/03/2024)

FORTES EMOÇÕES
Existem momentos em que somos movidos pela emoção. É bom e saudável, mas não pode ser o único motor de nossas decisões! Jesus, naquela Santa Ceia, ficou comovido e disse com toda sinceridade: "Um de vós me trairá". Todos ficaram confusos e com emoções diferentes. E reagiram: um fez perguntas, o outro ficou calado; o grupo estava emocionado. Mas, depois, Jesus foi conversando com eles... e conhecemos toda a história. Uma lágrima faz muito bem, mas é preciso sorrir e pensar, antes de decidir e dizer o grande "amém" (Jo 13,21-33.36-38).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (25/03/2024)

PERFUME ESSENCIAL
Cada encontro verdadeiro deixa em nós a essência do perfume do outro. Seremos eternamente plurais! Cada abraço, cada olhar, cada palavra que a gente fala ou que a gente escuta, cada pensamento, cada sofrimento, cada vitória e até mesmo cada derrota, cada gesto de carinho ficará eternamente marcado em nossa alma! E tudo que vivermos na história, como verdeiro encontro, levaremos para a glória. Eu não me basto para ser eu mesmo, preciso do perfume do outro para ser mais semelhante àquela imagem de Deus, segundo a qual fomos criados. Deus é plural: é Pai, Filho e Espírito Santo (Jo 12,1-11).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (24/03/2024)

FALSOS ELOGIOS
Não se iluda com falsos elogios e com glórias que passam. A mesma boca poderá proferir críticas. Lembre-se que o povo daquele tempo estendeu seus mantos pela rua, enquanto Jesus passava, e gritavam: "Hosana ao Filho de Davi. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor"! Esse mesmo povo, depois iria gritar: "Crucifica-o". Às vezes, damos atenção demais aos que nos elogiam, aos que nos glorificam, e preferimos não ouvir os nossos críticos. Existem críticas, até justas, que nos fazem crescer. E o perigo dos elogios é de serem falsos ou, talvez, nos acomodar (Mc 15,1-39).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (23/03/2024)

FOFOCA
A fofoca sempre tem o sotaque do diabo. Ainda que fale verdades, elas são um mero eco do inferno! São palavras que infernizam a vida de alguém; que têm prazer em repercutir a dor, o sofrimento, o erro, e muitas vezes até o acerto, porque nascem da inveja, como aqueles que ouviram Jesus falar e falar bem, fazer milagres, prodígios, sinais... e ficaram tristes pelo bem que Jesus fazia. E foram contar para as autoridades do Templo, que se reuniram para ver como poderiam punir quem fazia o bem. A fofoca é o idioma dos medíocres (Jo 11,45-56).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (22/03/2024)

FUGA SANTA
Nem sempre fugir é um gesto de covardia. Às vezes, é uma demonstração de sabedoria. Naquele dia, havisado em sonho, José fugiu com o Menino e sua mãe, para o Egito, e salvou a vida de Jesus, o Filho de Deus. Jesus também, naquele dia, não enfrentou a ameaça dos doutores e dos mestres da Lei, dos fariseus, mas foi para outro lugar. Houve momentos em que Ele preferiu não aparecer. Há momentos em que é melhor não dar murro em ponta de faca. Mantenha o silêncio, a discrição! Chegará a hora em que você irá enfrentar o problema. Agora, talvez seja melhor ficar no seu canto (Jo 10,31-42).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (21/03/2024)

DOA A QUEM DOER
Algumas verdades não são gostosas nem agradáveis. Diga a verdade, doa a quem doer! Jesus proclamou a verdade, naquele dia, para quem estava lá no Templo de Jerusalém. E muitos queriam agredi-lo, atacá-lo, jogar pedras, lançar as suas críticas sobre aquele "profeta atrevido". Mas Jesus continuava fiel à sua missão de ser o Caminho Verdadeiro para a Vida. E Ele proclamava a Verdade. Ele era a Luz e, por isso, passou pela cruz. Quem proclama a verdade, muitas vezes é alvo da maldade (Jo 8,51-59).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (19/03/2024)

CORAGEM DE SONHAR
Aquele sonho de José mudou a história da humanidade; mas, para sonhar, é preciso ter coragem de ir dormir. Às vezes queremos resolver tudo hoje, e os problemas, as dúvidas, as tarefas são maiores do que a nossa capacidade de trabalho e de solução. Então, quando se encontrar diante de um volume de coisas que você tem que fazer e não consegue, siga o exemplo de São José: vá dormir! Quando tiver que tomar uma decisão, talvez que mude toda sua vida, antes dê uma chance para o seu travesseiro. Durante a noite, aquele sonho pode mudar toda a história (Mt 1,16.18-21.24).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (17/03/2024)

O SEGREDO
O grande segredo revelado por Jesus é que é preciso morrer para viver, perder para vencer. Ele mesmo disse que, se um grão semeado na terra não morre, permanece apenas uma semente, mas se morre, germina e depois se torna uma grande árvore! Se quiser ganhar, vai precisar abrir as mãos; se quiser entender, é preciso abrir a mente e renunciar as suas certezas do momento, para conquistar um conhecimento maior! É preciso abrir a mente, as mãos, o coração para viver na dimensão que Jesus nos ensinou. A dimensão de quem entende que é preciso passar pela cruz para chegar à luz (Jo 12,20-33).


Clique no link acima para ver o vídeo.





MINI SERMÃO - (16/03/2024)

PERGUNTAS QUE INCOMODAM
Uma pergunta bem feita vale mais que mil respostas: incomodam, desinstalam, transformam, respondem. 1/3 das palavras de Jesus, registradas nos evangelhos, são perguntas, e perguntas incômodas, transformadoras, que faziam as pessoas reagir e pensar. Nicodemos perguntou: "Será que a nossa lei julga alguém antes de o ouvir e saber o que ele faz"? Isso incomodou os fariseus daquele tempo. Bons professores sabem perguntar. Os pais perguntam para os filhos. Maridos perguntam para suas esposas. Perguntar é uma forma bastante humilde de exercitar a sabedoria (Jo 7,40-53).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (15/03/2024)

GENTE COMUM
Reconheça os talentos de quem vive com você. O extraordinário acontece bem ao seu lado! Não espere o dia do funeral para ouvir aquele elogio sobre uma pessoa que você conhecia tão bem, mas que não reconhecia o bem que ela fazia, ou como ela fazia as coisas tão bem! O milagre pode acontecer e passar por você sem você perceber. Marido, elogie sua esposa; esposa, elogie seu marido; filhos, agradeçam seus pais; pais, reconheçam as qualidades e talentos de seus filhos, porque Deus colocou seus dons em pessoas que moram aí, do seu lado (Jo 7,1-2.10-25–30).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (14/03/2024)

GLÓRIA DE DEUS
Em tudo devemos buscar a maior glória de Deus. Os elogios que recebermos, ofereceremos ao verdadeiro autor de todo bem! Deus realiza tudo em todos. E devemos reconhecer que, aquele que nos dá a vida, o ânimo, o respiro; aquele que nos inspira as boas ideias e nos anima às boas práticas, é Ele que, na verdade, merece todo louvor, toda honra, toda glória! Quando alguém disser que fizemos muito bem feita alguma obra, vamos louvar a Deus porque, na verdade, quem realizou aquela obra em nós foi o Criador de tudo. E assim, viveremos cada minuto de nossa existência para a glória de Deus (Jo 5,31-47).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (13/03/2024)

DEUS TRABALHADOR
Deus não é um monarca ocioso. Nosso Deus é um Deus Trabalhador! Quem trabalha faz o que Deus faz. Criou o mundo em seis dias; no sétimo, descansou; e no oitavo dia da criação, começou o desafio da criatividade humana, que deve continuar a obra do Criador pelo trabalho. O trabalho dignifica a pessoa humana, nos torna semelhantes a Deus, realiza à imagem e semelhança de Deus, segundo a qual fomos criados. Foi Jesus quem revelou: "O meu Pai trabalha sempre". E, ao se fazer gente como a gente, Jesus não sentou no trono dos poderosos, mas na cadeira da carpintaria de Nazaré, pregando pregos, erguendo paredes, tendo mãos calejadas! Esse é o nosso Deus: um Deus trabalhador (Jo 5,17-30).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (12/03/2024)

OPORTUNIDADE ÚNICA
Algumas oportunidades passam apenas uma vez em nossa vida. Não a deixe passar! Naquele dia, o homem que estava à beira da piscina de Betesda, esperando a água mexer para entrar e ser curado, viu o Profeta passar, era Jesus! E ele aproveitou a oportunidade, e Jesus tocou no homem e o homem foi curado. Naquele dia, Zaqueu aproveitou a oportunidade em que Jesus passava por ali, ele subiu no sicômoro... e nós conhecemos o resto da história. Mateus não perdeu a oportunidade, levantou da coletoria dos impostos e seguiu Jesus e se tornou o grande apóstolo São Mateus. Jesus passa na sua vida. A oportunidade é agora (Jo 5,1-16).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (11/03/2024)

DISTÂNCIA PRESENTE
Toda presença é um presente, um dom, uma expressão concreta do amor que cura e salva! Quando aquela pessoa chegou para Jesus e pediu que Ele fosse curar alguém na sua casa, Jesus disse: "Pode ir. Ele está curado". A presença de Jesus aconteceu mesmo com a distância geográfica, mas Ele deu aquele instante de atenção. Quando sincronizamos o nosso tempo, de alguma forma estamos presentes, mesmo que geograficamente estejamos distantes. Quem ama se faz presente, e a presença começa pela atenção (Jo 4,43-54).


Clique no link acima para ver o vídeo.
 



MINI SERMÃO - (10/03/2024) 
 
A LUZ DA CRUZ
Contemple o sofrimento com fé e verá que, naquela dor, se esconde a fonte do amor. Aquela cruz revela uma grande luz! Moisés elevou a serpente de bronze no deserto, e quem olhava era curado. Jesus foi elevado da Terra, na cruz, para que, contemplando com fé, o mistério da Salvação, encontremos o caminho do Céu. A Cruz Sagrada é a nossa Luz! Aquilo que pode parecer incômodo, neste momento, como por exemplo uma penitência de quaresma, na verdade é uma ponte. A cruz é uma ponte que nos alcança o outro lado; nos leva da Terra até o Céu (Jo 3,14-21).

 
 
Clique no link acima para ver o vídeo.
 
 
 
MINI SERMÃO - (09/03/2024)
 
DESCONFIÔMETRO
Converse com seu espelho para reconhecer seus limites, antes de apontar os erros dos outros. Tenha desconfiômetro! Desconfie que, talvez, você esteja errado; que é possível que você não seja o mais santo, o mais sábio, o mais saudável... desconfie que, talvez, o outro esteja mais correto. Jesus disse que aquele fariseus que estava lá na frente, apontando o dedo para o publicano lá atrás, e se reconhendo melhor que os outros, ele não foi justificado diante de Deus. Mas aquele que estava lá atrás, se reconhecendo pecador, este foi elevado aos olhos de Deus. Os orgulhosos e soberbos são derrubados do seu trono, e os humildes serão exaltados (Lc 18,9-14).
 
 
Clique no link acima para ver o vídeo.


 
 
 
 
MINI SERMÃO - (08/03/2024)

AMAR É ABRIR
Amar é abrir os ouvidos, a mente, o coração; é abrir-se, inteiramente, a Deus e ao irmão! Quando aquele mestre da Lei perguntou ao Mestre dos mestres, Jesus de Nazaré, qual seria o maior dos mandamentos, Ele disse: "O maior mandamento da Lei de Deus é esse: 'Escuta, Israel, amarás o Senhor teu Deus; e o segundo, amarás o teu irmão'". Mas tudo começa por escutar, que é mais do que ouvir; é abrir a mente, os ouvidos, os braços; é receber a voz e também o ser do irmão, abraçar a sua identidade e também a sua dificuldade. Jesus nos ensinou o que é o amor com o coração aberto e solidário (Mc 12,28-34).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (07/03/2024)

DIABÓLICA DIVISÃO
Quem é de Deus, promove a comunhão. Quem é aliado do mal, prefere a diabólica divisão! Quando Jesus expulsou aquele demônio mudo, e o homem começou a falar, não faltou quem dissesse que Jesus expulsava demônios pelo poder do demônio. E então o Mestre disse: "O que pode um reino dividido contra si mesmo"? A palavra diabo significa "aquele que divide, aquele que se coloca no meio, que atrapalha". Quem é do Espírito Santo, ao contrário, promove a comunhão. Em Pentecostes, todo mundo se entendia, ao contrário da torre de Babel, aonde todos se confundiam. Os filhos de Deus seguem o exemplo de Jesus e promovem a solidariedade, a comunhão e a paz (Lc 11,14-23).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (06/03/2024)

RIGOR E AMOR 
Quem ama equilibra ternura e rigor. Seja rigoroso sem deixar de ser amoroso! Jesus nos ensinou a juntar razão e sensibilidade, coração e mente; a manter sempre uma das mãos abertas para acolher, e a outra fechada para proteger. E Ele soube ser rigoroso sem deixar de ser amoroso! Esta mistura é o segredo do equilíbrio vital, das pessoas que têm um coração manso e humilde, semelhante ao Sagrado Coração do nosso Mestre, Jesus de Nazaré (Mt 5,17-19).


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (05/03/2024)

PERDÃO SEM MEDIDA
Não coloque medidas no amor e no perdão. O amor de Deus, que habita em nós, ama e perdoa sem medidas! Quando somos mesquinhos em perdoar, afirmando que podemos perdoar uma ou duas ou no máximo três vezes, Jesus nos diz que é preciso perdoar sempre, setenta vezes sete, ou seja, dentro da simbologia bíblica, é preciso perdoar sem contar, sem medir. E é assim que chegaremos à paz no mundo, quando todos entenderem que o perdão é filho do amor, e que o amor e o perdão, de braços dados, produzem a tão esperada paz (Mt 18,21-35)!


Clique no link acima para ver o vídeo.



MINI SERMÃO - (04/03/2024)

CANCELAMENTO
Uma das lógicas mais perversas do nosso tempo é “cancelar” pessoas e culturas. É uma forma de matar! Já houve um tempo em que Jesus disse que nenhum profeta é bem recebido em sua casa, em sua própria cultura. Hoje, existem profetas rejeitados em sua própria igreja, em sua comunidade, entre os seus irmãos, que acabam sendo indiferentes ou mesmo assassinando a sua reputação. É um pecado mortal: "Não Matar"! Se fôssemos reeditar o decálogo, poderíamos, talvez, escrever nas Tábuas da Lei: "Não  cancelar" (Lc 4,24-30).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (03/03/2024)

LIMPEZA INTERIOR
O sofrimento e a penitência podem ajudar em nossa purificação. Seja firme para realizar a limpeza interior! Assim como a organização daquelas gavetas, assim como a limpeza daquela casa, nosso corpo, nossa mente e até mesmo a nossa alma precisam de purificação. E é por isso que, durante o tempo da Quaresma, nos exercitamos no jejum, na oração e na caridade. São como aqueles produtos de limpeza que nos ajudam a deixar o banheiro, a sala e a cozinha bem limpos! Assim também nosso interior precisa de purificação (Jo 2,13-25).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (02/03/2024)

GESTOS E PALAVRAS
Não bastam discursos e palavras, é preciso falar com os gestos concretos. Lembre-se daquela parábola que Jesus contou do homem que tinha dois filhos, e convidou o primeiro para ir trabalhar. E ele disse que ia, mas não foi. O segundo, impulsivamente disse que não ia, mas foi. E Jesus pergunta qual dos dois fez a vontade do pai. E responderam que foi o segundo, que mesmo dizendo que não ia, acabou indo. Existem muitos discursos e promessas que iludem, mas na verdade não são coerentes nos gestos. Ainda que, às vezes, tenhamos palavras falhas, desejos um pouco inconstantes, o importante é a prova do gesto concreto no dia a dia (Lc 15,1-3.11-32).


Clique no link acima para ver o vídeo.




MINI SERMÃO - (01/03/2024)

PEDIDOS INSANOS
Às vezes fazemos pedidos insanos a Deus! O melhor é sempre deixar a Graça nas mãos do Pai. Ele sabe. Aquela mãe dos filhos de Zebedeu pediu honra para seus filhos, Tiago e João. Pediu um lugar à direita e outra à esquerda quando Jesus fosse rei! É claro que ela imaginava um reino terrestre! Jesus disse que isso estava nas mãos do Pai. Às vezes pedimos dinheiro, riqueza, e ela acaba roubando, corroendo a nossa alma. Às vezes pedimos prazeres ou até mesmo o poder, vencer e, na vitória, encontramos o nosso maior fracasso. Deixe Deus decidir o que é melhor pra você, e aceite a Graça do jeito que Deus lhe dá (Mt 21,33-43.45-46).


Clique no link acima para ver o vídeo.