Oração da Manhã

MINI SERMÃO - (12/12/2024)

GUADALUPE
Em Guadalupe, Nossa Senhora mostra a força de um olhar! Ela olha para Juan Diego com ternura, misericórdia, amor, compaixão! Juan Diego também contempla aquela mulher que lhe encontrou pelo caminho e que não mais o deixou sozinho. Ele tinha uma Mãe que o acompanhava em cada minuto de sua vida! E, nessa troca de olhares, ficou marcado nos olhos da Virgem Maria aquele homem que também teve, nos seus olhos e no seu coração, a marca de uma imagem, que ficou também no manto e que impressiona até hoje, porque quem ama se faz presente; presente numa troca de olhares (Lc 1,39-47).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (11/12/2024)

MANSO E HUMILDE
As duas grandes lições do Sagrado Coração de Jesus é a mansidão e a humildade. A mansidão é o seu equilíbrio divino, a sua disposição em fazer a vontade do Pai; e a sua humildade é a sua integridade humana! Ele é o Verbo que se fez carne, é a Palavra que se fez coração. A  divina mansidão e a humana humildade são inseparáveis nesse coração que se humanizou para nos divinizar, para nos salvar, para nos elevar! Veio à Terra para nos levar para o Céu. E é por isso que repetimos com o Sagrado Coração: "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso" (Mt 11,28-30).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (09/12/2024)

OLHARES
Cada olhar sobre a realidade, vê com os olhos o que já viu com o coração! Todo ponto de vista é a vista de um ponto. E a perspectiva daqueles mestres de Lei era intelectual; queriam entender uma doutrina e, por isso, procuraram um Mestre chamado Jesus. Mas aqueles homens solidários com o paralítico, tinham um olhar diferente: o olhar de quem precisa ser criativo e descer o homem pelo teto, para chegar até aquele que tinha o poder de curar. O olhar do paralítico era o olhar da fé. E o olhar de misericórdia de Jesus perdoou os pecados daquele homem, e ele saiu andando! Alguns ficaram maravilhados, tiveram olhos de êxtase; e outros, de crítica e incompreensão. Que o Senhor nos dê um olhar semelhante ao de Jesus (Lc 5,17-26)


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (08/12/2024)

IMACULADA
Maria foi proclamada “Imaculada” há 170 anos. Seu “sim” foi totalmente livre, e o Verbo se fez carne e fez morada entre nós! Maria é a única que olha para seu ventre e diz: "Aqui o Verbo se fez carne". Ela é o endereço da salvação, é o lugar do toque do Céu na Terra. E, a partir deste "marco zero", inicia-se uma nova criação, porque Deus podia, Ele queria e Ele fez. Ele escolheu aquela jovem de Nazaré para iniciar a história mais bonita da humanidade: uma história de luz e de cruz; de dor, mas de muito amor (Lc 1,26-38).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (12/11/2024)

OBRIGAÇÕES
Devemos cumprir nossas obrigações, com zelo e dedicação: o básico da vida, bem feito! Acordar e arrumar a cama; depois, executar aquelas tarefas de todos os dias, de uma rotina salutar. Algumas coisas dependem de você: lavar aquele prato, limpar aquela sala, aquele corredor... Pense nas obrigações com relação a você mas também com relação aos outros! Coisas que você recebeu como tarefa e incumbência e que vão deixar o outro feliz! Quando não cumprimos as nossas obrigações, alguém sempre sai prejudicado (Lc 17,7-10).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (11/11/2024)

O PODER DA FÉ
Jesus ensinou que a fé tem poder. O que não sabemos pela razão, podemos saber pela fé. A fé nos abre ao poder de Deus! Transpõe montanhas, abre o mar, abre a mente, abre o coração, alarga nossos passos... A fé nos dá confiança de saber que, depois daquela curva, ainda tem estrada; depois daquela nuvem, ainda tem sol. A fé nos livra do desespero, da falta de perspectiva. Fé é visão. Fé é a capacidade de viver com os pés na Terra, mas o coração no Céu. Jesus ensinou que, se tivéssemos uma fé do tamanho de um grão de mostarda, mudaríamos o mundo! Pessoas visionárias, pessoas de fé são capazes de mudar a história (Lc 17,1-6).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (10/11/2024)

OBLAÇÃO
Oblação é a oferta do coração. O muito sem Deus é quase nada; o quase nada com Deus é tudo! Jesus criticou aqueles que se julgavam muito sabidos e doutores que sabiam de tudo, mas não viviam quase nada. E Jesus elogiou aquela pobre viúva, que deu duas moedas do seu quase nada, mas, ali, estava todo o seu coração, toda a sua generosidade, toda a sua oblação. E Jesus disse que esta foi a oferta do coração, aquela que é  bem-vista e acolhida por Deus, que não quer o que temos! Ele quer muito mais, Ele quer a oferta daquilo que somos (Mc 12,38-44).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (09/11/2024)

RELIGIÃO PURA
A religião não pode ser contaminada por busca de dinheiro, poder ou prazer espiritual. É preciso purificar a religião! Jesus entrou, naquele dia no templo de Jerusalém, e viu que ele estava contaminado por pessoas que faziam, daquele lugar, um comércio; por pessoas que buscavam, ali, apenas os seus interesses. E Jesus expulsou os vendilhões do templo! Certamente, passando hoje por nossas igrejas, religiões... Ele encontraria muito mercado da fé! São pequenas igrejas que se tornam grandes negócios. E, novamente, Jesus pegaria seu chicote e expulsaria os vendilhões do templo (Jo 2,13-22).


Clique no link acima para ver o vídeo





MINI SERMÃO - (08/11/2024)

CORRUPTOS
O corrupto é uma pessoa corrompida; já não tem nem mesmo a capacidade de reconhecer seu pecado! Pior que isso, para ela o errado é certo, o mal é bom, e até mesmo o seu pecado, o seu erro, é uma virtude! Todos sabemos que roubar é errado, mas, para o corrupto, é uma virtude que precisa ser elogiada, inclusive! O caminho da corrupção passa pelo pecado de todo dia. Aos poucos, vai criando um calo na consciência. E o corrupto já não tem a capacidade de se arrepender, até o ponto de que vai se deteriorando como pessoa. É uma pessoa corrompida (Lc 16,1-8).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (07/11/2024)

ENCONTROS DE ALEGRIA
Encontrar coisas ou pessoas perdidas, provoca imensa alegria na Terra e no Céu. Jesus contou a parábola da ovelha perdida que, ao ser encontrada, deu grande alegria ao pastor. Falou da moeda perdida que aquela mulher encontrou e ficou imensamente alegre! E falou do filho perdido. Encontrar uma pessoa que há muito tempo não víamos, é sempre uma surpresa e uma alegria. Muito mais do que coisas perdidas, as pessoas perdidas são procuradas por Deus. Jesus veio para salvar o que estava perdido (Lc 15,1-10).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (06/11/2024)

PROJETOS
Fazer um projeto detalhado, antes de começar qualquer obra, é um gesto de santidade e sanidade! Jesus recomendou que, se você vai construir uma torre, antes deve contar os tijolos para não chegar na metade e perceber que não tem fôlego para continuar. Se você for para uma guerra, conte seus soldados para não ser derrotado na primeira batalha. E assim é em tudo nesta vida. Não podemos começar começando! É preciso iniciar planejando, fazendo um plano de ação com o responsável, o prazo, o custo, os detalhes... Esse planejamento também precisa estar na nossa vida, como uma cultura pessoal; e nas nossas organizações, como uma cultura organizacional (Lc 14,25-33).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (05/11/2024)

DESCULPAS ESFARRAPADAS
Não insista com quem teima em dar desculpas esfarrapadas! Convide pessoas disponíveis! Nem sempre os aparentemente mais inteligentes, mais capazes... são aqueles que Deus escolheu para a obra que colocou em suas mãos. É possível que aquela pessoa que está do seu lado, esperando um convite, não tenha recebido a sua atenção. Então, convide aqueles que querem e que podem! E, com certeza, você se surpreenderá com talentos que não conhecia, com capacidades que você nem imaginava que estavam na mente, no coração e nas mãos daquela pessoa que está aí, bem do seu lado (Lc 14,15-24).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (04/11/2024)

AMOR DE GRAÇA
A Graça do Amor é amar de graça. Quando se exige troca ou retribuição, pode ser gosto ou paixão. Amor de Verdade exige gratuidade! Foi Jesus quem ensinou quando disse que, quando der uma festa, não convide seus preferidos, eles poderão retribuir. Então, o convite não será por amor. Ele disse: "Convide aqueles que não têm nenhuma possibilidade de lhe dar algo em troca". Por isso também Ele propôs o amor aos inimigos. Então, sim, temos a certeza de que estamos amando sem qualquer tipo de interesse, de segundas intenções. A Graça do Amor é amar de graça (Lc 14,12-14).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (03/11/2024)

GENTE FELIZ
Santidade é felicidade! Ser santo é ser feliz e fazer as pessoas felizes. Cada dia, subimos um degrau nesta escada que leva para o Céu. Naquele dia, Maria foi levar a felicidade para Isabel por meio do serviço, da disponibilidade, da ajuda fraterna. E quando ela chegou, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e começou a rezar, dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres. Bendito é o fruto do teu ventre! Tu és feliz"! A felicidade de Maria contagiou Isabel e João Batista no seu ventre. Pessoas felizes tornam todo o ambiente mais santo e começam um pedacinho do Céu aqui na Terra (Mt 5,1-12).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (02/11/2024)

DEFUNTOS
A palavra “defunto” significa "aquele que cumpriu sua missão". Que ao chegar ao fim da vida, possamos dizer ou sentir: “missão cumprida”! A Solenidade dos Fiéis Defuntos é um dia para celebrar a memória de quem está morto para nós, mas vivo para Deus. Nesta vida, morremos todo dia um pouco até que, ao morrer, nascemos definitivamente para a vida que não passa. Quando nascemos, todos sorriem e a gente chora. No dia da morte, todos choram e a gente sorri, olhando para a face de Deus que nos diz: “venha para a festa que jamais terminará” (Mt 5,1-12ª).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (01/11/2024)

URGENTE
A vida é sempre uma questão urgente! Não deixe para depois o cuidado pelas pessoas e pelo ambiente! Jesus curou em dia de sábado. A lei ordenava o repouso, o descanso, e não se devia fazer nada naquele dia sagrado. Mas a vida é absolutamente sagrada! A saúde, o cuidado pelas pessoas estava acima de uma regra. A ambulância deve passar no sinal vermelho para chegar mais rápido e socorrer aquela pessoa doente. A vida depende daquela desobediência a uma regra! E quem está diante desta situação, mesmo que o sinal esteja verde, deve parar e deixar a vida passar (Lc 14,1-6).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (31/10/2024)

PROSSIGA
Persevere em seu caminho. Não pare demais nem se disperse. Contemple a meta e siga em frente! Sempre haverá uma voz de oposição, um grito dizendo "Pare!", alguém colocando alguma dificuldade, dizendo que não é possível continuar desta maneira. E, quando você menos percebe, parou, mudou de ramo, desistiu! Feche seus ouvidos a essas críticas inúteis, fúteis, inoportunas... e siga em frente. Não dê atenção demais aos problemas, porque eles costumam crescer e aparecer. E coisas pequenas parecem intransponíveis! Vá em frente. Persiga a sua meta e, com certeza, você chegará lá (Lc 13,31-35).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (30/10/2024)

INFERNO
Podemos existir ou desistir; abrir portas ou fechar o coração; amar ou desprezar o irmão. A chave, Deus colocou em nossas mãos! Temos, diante de nós, a liberdade de escolher entre o sim e o não; entre a vida e a morte; entre a alegria ou a tristeza e, entre tantas coisas, podemos escolher o Céu, ou então preferir o inferno. Podemos transformar a vida dos outros num paraíso ou infernizar a vida de alguém! Quem constrói o Céu na Terra, terá uma terrinha no Céu. Mas, quem preferir as terras inferiores, saiba que Deus respeitará a sua decisão pelo mal, a sua decisão infernal (Lc 13,22-30).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (29/10/2024)

COMECE PEQUENO
Comece pequeno. Inicie pelo primeiro passo. As coisas mais importantes nem sempre são visíveis! Jesus nos deixou essa lição, lembrando do grão de mostarda que, depois, se torna uma grande árvore. Lembrou, ainda, do fermento, que ninguém vê, mas é essencial para que toda a massa cresça e apareça. É um erro querer iniciar do fim, começar já grande! As grandes iniciativas se atingem passo a passo, cada dia é uma conquista! Valorize aquilo que hoje parece pequeno, mas, amanhã, será um grande empreendimento (Lc 13,18-21).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (28/10/2024)

ORAR PARA ACERTAR
Jesus rezou a noite inteira para escolher os doze apóstolos. É preciso orar para escolher bem! Às vezes, nos precipitamos em escolhas importantes; às vezes, nem sequer refletimos para dar uma resposta. Jesus respirou, esperou, subiu à montanha e rezou ao Pai, não uma hora ou duas, passou a noite inteira em oração! E foi pensando nome por nome; Ele tinha ao menos 72 discípulos e precisava de 12 apóstolos, o seu grupo mais próximo, os primeiros a serem enviados por todo o mundo. E Jesus nos ensinou, com esta lição, que é preciso orar para acertar (Lc 6,12-19).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (27/10/2024)

INCLUSÃO
Jesus nos pede que coloquemos, quem está excluído e marginalizado, no centro das atenções e dos cuidados! Aquele cego, filho de Bartimeu, gritava, e todos diziam que se calasse. Mas Jesus agiu diferente. Pediu que ele fosse colocado no centro, para que pudesse dar atenção, cuidado e cura. São tantos irmãos na margem, são tantos irmãos excluídos, que Jesus nos pede para colocar no centro, dar atenção, ouvir o grito de dor e curar, por meio do cuidado e também do amor (Mc 10,46-52).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (26/10/2024)

TEMPO DE CONVERSÃO
Nossa vida é o breve tempo que temos para praticar o bem, em permanente conversão para o Céu! Temos a oportunidade de mudar de rota, mudar de rumo e ir em direção ao abraço da salvação. Chegará o momento em que não haverá mais essa oportunidade, porque teremos partido para a viagem final. Mas, enquanto isso não acontece, cada minuto é uma eternidade, e cada dia é uma oportunidade. E, então, viva bem! Viva para os outros! Cuide de si e dedique-se às coisas de Deus. Este é o tempo da conversão (Lc 13,1-9).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (25/10/2024)

INTERPRETAÇÃO
Não basta a afirmação; é essencial a interpretação! É preciso ouvir as palavras e compreender o significado. É necessário interpretar os sinais dos tempos, como disse Jesus. Se aquela nuvem que passa é sinal de chuva, nós sabemos; mas, se aquele problema que passa, exige uma solução imediata ou devemos esperar, isso exige discernimento, interpretação. O Espírito Santo nos dá este talento, este dom, desde que a interpretação seja feita em comunhão com os outros, em atenção àquilo que nos diz a Igreja. Então, sim! Entenderemos, para além das palavras, o significado dos sinais dos tempos (Lc 12,54-59).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (23/10/2024)

ADMINISTRADORES
Devemos administrar nossos bens sabendo que o dono é Deus! Somos meros administradores. Por um tempo, Deus nos dá aquela casa, permite que tenhamos aquele carro, talvez aquelas terras e, quem sabe, aquele dinheiro?! Ele nos confia até mesmo pessoas! Mas, no fundo, não podemos possuir nada nem ninguém para sempre, porque, um dia, Deus retorna em nossa vida e pede, de volta, tudo o que temos, tudo o que somos e as pessoas que amamos. E nós vamos para junto de Deus e as coisas continuam por aqui, com outros, a quem Deus confia a administração de seus bens (Lc 12,39-48).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (22/10/2024)

VIGILANTES
Precisamos estar vigilantes e atentos, pois, a cada momento, o Senhor nos surpreende com um gesto de amor! Existem milagres grandes, existem milagres que nos deixam maravilhados; mas existem milagres pequenos, sutis, como o sorriso de uma criança ou o elogio de alguém no momento que estamos um pouco tristes e até decepcionados, desanimados... e o Senhor nos manda uma palavra inesperada de estímulo por meio de alguém! Este é um sinal do amor de Deus, que é preciso ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. É preciso estar atento e vigilante para perceber Deus em cada instante (Lc 12,35-38).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (21/10/2024)

RIQUEZA ESPIRITUAL
Quem busca apenas riquezas da Terra, sabendo que a vida é eterna, é um louco! Devemos ter algumas reservas. É uma sabedoria não gastar, hoje, tudo que adquirimos ontem. E, então, fazemos um pouco de poupança para ter o que investir na hora certa. Está é a lógica da Terra! Mas, assim como fazemos as poupanças na Terra, precisamos acumular riquezas no Céu! E isso se faz pela fé, pela esperança, pela caridade, pela oração, pela solidariedade... por tudo aquilo que Jesus nos ensinou. E quem disse que é loucura investir apenas na Terra, foi o próprio Jesus Cristo. Ele nos ensinou que os únicos bens, que realmente valem a pena, são aqueles que estão depositados no nosso tesouro, que está no Céu (Lc 12,13-21).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (20/10/2024)

LÍDER SERVIDOR
Um cargo pode dar prestígio e poder, mas apenas o serviço dá autoridade! Jesus foi um líder servidor. Quando Tiago e João pediram os primeiros lugares no Reino, um lugar à direita e outro à esquerda, Jesus disse que não era de sua competência dar esse tipo de glória, mas que eles precisavam beber o cálice do sangue, da cruz, do sofrimento e do serviço. Aos poucos, eles foram entendendo o que significa dar a vida para ter vida, ser o último para ganhar o primeiro lugar, ser o servo de todos para receber autoridade (Mc 10,35-45).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (19/10/2024)

SOCORRO ESPIRITUAL
Quem vive em sintonia com Deus, recebe graças, socorro e inspiração quando suas próprias forças parecem terminar! Jesus disse: "Quando você for colocado numa situação delicada, não fique pensando demais, que palavras utilizará em sua defesa, porque o Espírito Santo vai inspirar". Precisamos ter confiança de que, naquela hora, o Espírito Santo estará presente com o seu socorro espiritual. Fazemos a nossa parte até o limite de nossas forças; mas, às vezes, percebemos que é possível dar um passo a mais com uma força que não vem de nós. É nesse momento que o próprio Espírito fala em nossa voz (Lc 12,8-12).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (18/10/2024)

DISCÍPULOS
Jesus tinha muitos discípulos e ensinava, a partir da prática, os mistérios do Reino de Deus! Ele enviava 72 pelo caminho e, quando eles voltavam e contavam as alegrias, as esperanças, as vitórias, Ele ia mostrando que, nisso, Deus foi manifestando sua glória, o seu poder. Discípulo, aluno é aquele que aprende a partir da prática. Quando achamos que sabemos todas as coisas e conhecemos toda a teoria, é possível que tenhamos apenas o conhecimento que passa. Mas, quando aprendemos a partir do que praticamos, este conhecimento fica (Lc 10,1-9).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (17/10/2024)

ARMADILHAS
A vida, às vezes, nos coloca perigos e armadilhas. E existem pessoas que gostam de armar ciladas! Os fariseus fizeram isso até mesmo com Jesus, mas Ele percebeu a intenção maligna dos seus corações, e não se deixava apanhar em alguma palavra que pudesse servir de acusação. Quando eles vinham com armadilhas das trevas, Ele apresentava as armas da Luz; quando eles apareciam com a mentira, Ele colocava, diante deles, a Verdade. E, assim, Jesus caminhou para a cruz da Salvação. Realmente, eles foram vencedores aparentemente! Mas a vitória ultrapassaria aquela cruz e chegaria até a Luz (Lc 11,47-54).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (16/10/2024)

AI DE VÓS
Jesus fez severas críticas aos mestres e conservadores de seu tempo. Para quem Ele diria hoje: “Ai de vós”? Os fariseus foram chamados, pelo Senhor Jesus, de hipócritas, sepulcros pintados, bonitos por fora e podres por dentro. Hoje Jesus criticaria quem mantém uma aparência de santo, e faz questão de ser crítico em relação a todos, inclusive nas redes sociais, dita normas e preceitos, mas, no fundo, é incoerente. Jesus criticou os mestres, porque colocavam pesados fardos moralistas sobre os ombros dos outros, mas não carregavam estes mesmos fardos. Pense: a quem Jesus diria hoje "Ai de vós" (Lc 11,42-46)?


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (15/10/2024)

PUREZA INTERIOR
Assim como o corpo precisa de higiene, a alma precisa de pureza interior para ser saudável! Higiene mental, higiene dos afetos... A purificação passa por momentos de silêncio e de oração. É preciso desintoxicar a alma! Existe uma enxurrada de informações que, todos os dias, chegam a nós pelos ouvidos, pelos olhos, e entram no nosso espaço sagrado e acabam deixando a gente impuro. Por isso é preciso que a espiritualidade seja serena, purificadora e nos dê uma verdadeira pureza interior (Lc 11,37-41).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (14/10/2024)

PEQUENOS SINAIS
Deus nos fala nas pequenas coisas. Quem busca Deus só em grandes sinais, poderá se perder entre raios e trovões! Se buscarmos Deus na tempestade, no barulho, naquela pregação ruidosa, naquele profeta do mau agouro, que sempre tem uma péssima notícia em nome de Deus, talvez vamos encontrar apenas um ídolo que passa, porque Deus se revela na brisa suave, Deus se revela na misericórdia, no amor, no abraço, na ternura! Esse é o Deus que Jesus Cristo nos revelou. É o Deus do cotidiano que, raramente, se revela no extraordinário. Que Deus nos dê olhos e ouvidos para ouvir o Deus de todo dia (Lc 11,29-32).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (13/10/2024)

VIDA SIMPLES
Uma vida simples e sóbria torna tudo mais leve. A simplicidade é o caminho da felicidade! Quando dependemos de muitas coisas e até de muitas pessoas, de muitos apegos, de muitas burocracias para nos realizar, acabamos tornando tudo mais pesado. A sabedoria vai deixando estes pesos de lado, vivendo a mística da pobreza, mas de uma pobreza espiritual, em que se tem o essencial! A felicidade passa pela habilidade de essencializar (Mc 10,17-30).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (12/10/2024)

O desapego dos bens materiais
Mc 10,17-30

Caros irmãos e irmãs,

O Evangelho deste domingo nos fala de alguém que veio correndo ao encontro de Jesus e lhe faz uma pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (v.17). Com este questionamento tem início o breve diálogo de Jesus com um jovem, assim identificado no Evangelho de São Mateus (cf. Mt 19,6).  A pergunta do Evangelho contempla o futuro, mas é um compromisso com o presente: o sentido da vida. 

Antes de dar sua resposta, Jesus questiona a pergunta: “Por que me chamas de bom?” (v. 18).  Ao contrário dos rabinos e doutores da lei, que amavam títulos honrosos, Jesus dirige tudo a Deus: Somente Deus é bom no sentido pleno do termo.  Mas, aquele jovem, anônimo, percebeu que Jesus é bom e que é mestre. Um mestre que não engana. Quem reconhece o bem é sinal que ama. E quem ama, na feliz expressão de São João, conhece a Deus (cf. 1Jo 4,7). O jovem do Evangelho teve uma percepção de Deus em Jesus Cristo.  Ele se ajoelha diante de Jesus, mostrando o reconhecimento da divindade de Jesus Cristo.  Trata de uma pessoa bem intencionada, realmente preocupada com a obtenção da vida eterna.  Em um curto diálogo manifesta o seu desejo sincero de alcançar a vida eterna, vivendo a sua existência terrena de maneira honesta e virtuosa.

No Antigo Testamento, a ideia de vida eterna aparece, pela primeira vez em Dn 12,2. Para alguns teólogos da época do judaísmo helenístico, os justos que se mantiverem fiéis a Deus e à Lei não serão condenados ao sheol, local onde os espíritos dos mortos levam uma existência obscura, no reino das sombras, mas ressuscitarão para uma vida nova, de alegria e de paz (cf. 2Mac 7,9.14.36). A vida eterna, segundo os teólogos desta época, parece já incluir a ideia de imortalidade (cf. Sb 3,4; 15,3). Provavelmente é isto que inquieta o jovem e ele deseja saber o que é necessário fazer para ter acesso a essa vida imortal que Deus reserva aos justos. De acordo com a catequese feita pelos mestres de Israel, quem vivesse de acordo com os mandamentos da Lei, receberia de Deus a vida eterna. Reconhecendo a divindade de Jesus, o jovem quer certificar a verdade.

Em sua catequese Jesus mesmo explicita: “Conheces os mandamentos?”  O jovem explica a Jesus que desde sempre a sua vida foi vivida em consonância com os mandamentos da Lei de Deus (v. 20). É uma afirmação segura e serena, que o próprio Jesus não contesta. As questões por ele apresentadas mostram a sua inquietação, a sua procura, a sua busca da definição do verdadeiro caminho para a vida eterna. Jesus reconhece a sinceridade, a honestidade, a verdade da busca deste homem; por isso, olha para ele “com amor” (v. 21).

O Evangelho nos assegura que aquele jovem era muito rico. A própria juventude é uma riqueza singular. É preciso descobri-la e valorizá-la.  Jesus convida o homem rico a dirigir os seus passos em uma outra direção: segui-lo, pois para ganhar a vida eterna é preciso estar com Jesus.  Mas antes de fazer o convite a segui-lo, Jesus fixa nele um olhar cheio de amor: o olhar de Deus (cf. v. 21). E compreende qual é o ponto frágil daquele homem: precisamente o seu apego aos muitos bens que possui e, por isso, lhe propõe que dê tudo aos pobres, de modo que o seu tesouro já não esteja na terra, mas no céu. Aquele homem, porém, em vez de aceitar com alegria o convite de Jesus, sai entristecido (cf. v. 23), porque não consegue desapegar-se das suas riquezas.

É este olhar de amor que tudo transforma.  Jesus quer fazer compreender ao jovem rico que lhe falta o essencial: deixar-se amar em primeiro lugar, descobrir que todos os seus bens materiais nunca poderão preencher a necessidade vital de todo o homem que consiste em ser amado.  As riquezas podem ser um obstáculo ao amor. As riquezas do jovem o impediram de identificar o olhar de Jesus. Fechado em sua riqueza, ele partiu, saiu de perto de Jesus, mas Jesus não lhe retirou o seu amor, acompanhou-o sempre com o seu olhar de amor.

Com esta passagem, Jesus mostra aos seus discípulos a incompatibilidade entre o Reino e o apego às riquezas. Na perspectiva dos teólogos de Israel, as riquezas são uma bênção de Deus (cf. Dt 28,3-8); mas a catequese tradicional também está consciente de que colocar a confiança e a esperança nos bens materiais envenena o coração do homem, torna-o orgulhoso e auto-suficiente e o afasta de Deus e das suas propostas (cf. Sl 49,7-8; 62,11). 

Jesus nos ensina a não centralizar a própria vida nos bens passageiros deste mundo, mas assumir a partilha e a solidariedade para com os irmãos mais necessitados, seguir o próprio Jesus no seu caminho de amor e de entrega (v. 21). Apesar de toda a sua boa vontade, o jovem não está preparado para a exigência deste caminho e afasta-se triste. São Marcos explica que ele estava demasiado preso às suas riquezas e não estava disposto a renunciar a elas (v. 22).

Frente a reação alarmada e desorientada dos discípulos face a esta exigência de radicalidade, temos a pergunta: “Quem pode, então, salvar-se?” (v. 26). Neste momento, Jesus pronuncia palavras de conforto, apresentando o poder de Deus como incomparavelmente maior do que a debilidade humana: “Aos homens é impossível, mas não a Deus; porque a Deus tudo é possível” (v. 27). A ação de Deus, gratuita e misericordiosa, pode mudar o coração do homem.

Com esta passagem do Evangelho, Jesus ressalta que para um rico é muito difícil entrar no Reino de Deus, mas não impossível; de fato, Deus pode conquistar o coração de uma pessoa que possui muitos bens e levá-la à solidariedade. Somos chamados a estar no caminho de Jesus Cristo, o qual “sendo rico, fez-se pobre por vós, para que nos tornássemos ricos por meio da sua pobreza” (2Cor 8, 9).

O convite dirigido ao jovem "Vem e segue-me”, é hoje estendido também a cada um de nós.  Esta é a vocação cristã que brota de uma proposta de amor do Senhor, concretizada graças à nossa resposta de amor.  Muitos santos acolheram este convite exigente e se colocaram, com docilidade humilde, no seguimento de Cristo.

A história da Igreja nos apresenta relevantes exemplos de pessoas ricas, que usaram os próprios bens de modo evangélico, alcançando também a santidade. Pensemos em São Francisco de Assis, São Bento, Santa Isabel da Hungria, São Francisco Xavier e em muitos outros, que deixaram seus bens e seguiram o Cristo, que a todo momento nos chama à santidade.  Ao contrário do jovem rico do Evangelho, saibamos aceitar o convite de Jesus, para segui-lo com o coração desapegado dos bens terrenos, que não nos garantem a vida eterna.

E, para animar os nossos passos nesta direção, peçamos a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso Brasil, cuja solenidade celebramos no dia 12, que ela nos conduza, com seu auxílio materno, no caminho da perfeição e nos acompanhe ao longo de toda a nossa vida. E ela, a Mãe de Deus, a quem invocamos como Sede da Sabedoria, nos faça acolher com alegria o convite de Jesus para entrar na plenitude da vida.  Assim seja. 
D. Anselmo Chagas de Paiva, OSB
Mosteiro de São Bento / RJ


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (11/10/2024)

CRÍTICAS MENTIROSAS
A crítica nos faz crescer, mas, quando é deliberadamente mentirosa, sempre mostra um pacto com o diabo! Pode parecer muito forte essa afirmação, mas Jesus foi criticado pelos fariseus que diziam que as obras que Ele fazia era pelo poder de Satanás. Jesus reage colocando luzes de verdade sobre as críticas da mentira! Vivemos num mundo em que o pai da mentira domina certos ambientes e discursos. E as críticas, muitas vezes, têm a origem na intenção de destruir até mesmo pessoas que fazem o bem! É preciso jogar luzes de verdade sobre as trevas da mentira (Lc 11,15-26)!


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (10/10/2024)

PERSISTÊNCIA
A repetição persistente é a alma do sucesso. Só atinge a meta quem persevera em dar um passo depois do outro! Podemos ter muita inspiração, mas para se tornar um bom instrumentista, cantor, profissional de qualquer área, é preciso persistir no exercício. Um instrumentista ensaia uma, duas, três, quatro e até mais horas por dia. E, ao final, quem vê aqueles dedos se mexendo e aquela música nascendo, pensa que é simples. E realmente é, para quem ensaiou e persistiu. Assim também na vida de oração, no encontro com Deus, em tudo, a persistência é a alma do sucesso (Lc 11,5-13)!


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (09/10/2024)

APRENDER A REZAR
O oração é um exercício vital que exige exercício. A gente aprende a rezar, rezando! A gente aprende a rezar, contemplando algum mestre da oração. Foi assim com os discípulos que viam Jesus rezar, e um dia disseram: "Mestre, ensina-nos a rezar". E Ele ensinou a mais bela de todas as orações: o Pai Nosso, o pão nosso! E até hoje é a oração diária do cristão. Todos os dias, começamos a nossa escola de oração, rezando o Pai Nosso, que está no Céu, e pedindo o pão nosso de cada dia, que está na Terra. E repetimos que queremos viver aqui na Terra do jeito que é no Céu. Está é a mais bela lição de oração (Lc 11,1-4).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (08/10/2024)

ATIVISMO
Nosso mundo anda muito agitado e acelerado. O ativismo pode nos roubar a serenidade e a paz! Naquele dia, Marta reclamou com Jesus que sua irmã estava contemplando as palavras e os gestos de Jesus, no silêncio daquela sala. E o Mestre disse para Marta: "Marta, andas agitada, com muitos afazeres". Podemos fazer muitas coisas, mas cada uma delas a seu tempo, sem agitação, sem precipitação, sem tensão, sem esquecer o segredo da respiração (Lc 10,38-42).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (07/10/2024)

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Rezar o Santo Terço é passear pelas páginas da Bíblia e encontrar Jesus, de mãos dadas com Maria, Nossa Senhora do Rosário! Rezamos os Mistérios da Alegria, da Luz, da Dor e da Esperança, rezando o Pai Nosso da maneira como o Mestre nos ensinou e repetindo Ave Maria, Ave Maria... como o Anjo Gabriel ensinou. É uma oração evangélica, está no Evangelho de Lucas, no capítulo 1. E nós pedimos a intercessão da Mãe de Deus: "agora e na hora da nossa morte. Amém" (Lc 1,26-38).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (06/10/2024)

CONCÓRDIA
Quem é de Deus, promove o vínculo, a união, a concórdia! Discórdia é coisa do Maligno. Você pode escolher: colocar as pessoas unidas ou separar. Você pode escolher: ser ponte ou erguer muros. Aqueles que seguem Jesus, promovem a concórdia; são pessoas que unem os povos, unem as famílias e unem até os adversários, para que tenham a nobreza de concorrer, mas não ser inimigos. A inimizade não vem de Deus (Mc 10,2-16).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (05/10/2024)

SIMPLICIDADE
A simplicidade é o caminho da sabedoria e a estrada da felicidade; é o segredo para entrar no Céu! Jesus exultou de alegria e disse: "Eu te bendigo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes as coisas essenciais aos sábios, inteligentes, e revelastes ao simples"! A vida ensina lições de sabedoria que passam pela escola da simplicidade. Uma vida simples não é uma vida simplória. Ser simples é descobrir a complexidade das coisas. As pessoas que são, meramente, inteligentes, podem complicar! É aquele que explica e complica. O simples fala pouco para dizer tudo (Lc 10,17-24)!


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (04/10/2024)

O PERIGO DO COSTUME
O costume mata o êxtase! É um perigo se acostumar com os milagres e não perceber mais as maravilhas de Deus nas coisas mais simples! Abrir os olhos, lavar o rosto, tomar um banho e iniciar o dia depois de uma noite que passou. É o milagre da vida acontecendo mais uma vez! E, às vezes, não percebemos que nisso está a mão de Deus. São Francisco de Assis chamava a terra, a água, os animais, a lua e as estrelas de irmãos. Ele acreditava na fraternidade universal, e nas coisas pequenas ele enxergava a grandeza da providência de Deus (Lc 10,13-16).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (03/10/2024)

PROTOMÁRTIRES
Os mártires são testemunhas destemidas da fé. Eles indicam, com seu sangue, o caminho do Céu! Desde os primórdios do cristianismo, tivemos vários mártires, e o sangue dos mártires é semente de novos cristãos. O Brasil também teve seus protomártires, os primeiros: o pároco, André de Soveral, nos arredores do Rio Grande do Norte, com seus leigos, martirizados durante uma missa; Ambrósio, também pároco, com seus leigos, e um deles, Mateus, que teve uma morte horrível e terminou louvando a Jesus presente na Eucaristia. Por isso, foram reconhecidos como testemunhas santas, verdadeiros luminares da nossa fé (Lc 10,1-12).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (02/10/2024)

ANJO DA GUARDA
A Divina Providência encontra mil formas de manifestar seu cuidado, presença e proteção; uma delas é o Anjo que nos guarda! Anjo é mensageiro. Anjo é aquele que traz a presença de Deus até muito próxima de nós! Nós podemos manifestar a nossa presença por meio de sinais, de palavras, de gestos e até de presentes! O Anjo da Guarda é um presente que Deus nos deu, é um amigo espiritual que nos recorda, a todo momento, os caminhos que Deus nos indica. Seja amigo do seu Anjo Amigo, e saiba que ele o levará, com toda certeza, para o Céu (Mt 18,1-5.10).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (01/10/2024)

CALMA
Existem situações que nos tiram do sério. Respire fundo. Calma! Naquele dia, Jesus não encontrou hospedagem numa região, e os apóstolos, filhos do trovão, Tiago e João, ficaram muito irritados e queriam fazer chover fogo sobre aquelas casas, sobre aquelas pessoas. E Jesus disse: "Calma! Vamos adiante! Vamos seguir o nosso caminho! Não vamos estacionar na raiva, na revanche, na vingança"! E, às vezes, é exatamente isso que nós fazemos. Queremos resolver tudo a ferro e a fogo, agora! Calma! Respire fundo! O que não é possível de nenhuma maneira agora, talvez seja facilmente resolvido em alguns instantes. Espere e verá (Lc 9,51-56).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (30/09/2024)

ACOLHIDA SAGRADA
Acolher é um dom sagrado e uma atitude santa. Acolhemos com os olhos, os ouvidos, os braços, a mente e o coração. Jesus recomendou acolher as crianças, olhando nos seus olhos a pureza que vê o mundo, sem malícia; que precisa da acolhida da mãe, do pai, para crescer saudável, feliz! Jesus recomendou que os apóstolos acolhessem todos os povos, o mundo inteiro no coração, e que todos aqueles que acolhessem, cada criança ou cada missionário, estaria acolhendo o próprio Jesus, o Filho de Deus. E quem acolhesse o Filho estaria acolhendo o Pai. A acolhida é uma escada para o Céu (Lc 9,46-50).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (29/09/2024)

CONCORRENTES
Siga seu caminho e não viva em função dos concorrentes. Faça seu trabalho! Viva sua vida! Se alguém estiver oferecendo um produto parecido com aquele que você faz, continue fazendo da melhor maneira, mas não utilizando o outro como um parâmetro! Para que você seja bem melhor do que ele, talvez você esteja saindo do seu lugar, que era o lugar ideal para você, e esteja assumindo o lugar de um outro e, com isso, você vai perder a sua identidade. E isto vale para tudo na vida. Se você ficar olhando para os outros, o modo como estão fazendo, a maneira como estão agindo, talvez você perca até mesmo a vontade de viver (Mc 9,38-43.45.47-48).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (28/09/2024)

SENTIDO
Palavras escondem um sentido, um significado, um conceito, uma ideia. É preciso o dom da compreensão. Jesus falava palavras na sua língua, que era a mesma dos apóstolos. E, hoje, algumas coisas que nos parecem muito claras, na época eram obscuras para Pedro, Tiago e João. E Jesus continuava ensinando com parábolas, com pregações e, aos poucos, a humanidade foi percebendo o sentido que Jesus veio trazer. Um sentido que aponta para a Vida Eterna: um pão que não é só pão; uma água que é mais do que aquela que a gente bebe, é a que nos batiza, a que nos eterniza, a que nos salva (Lc 9,43-45).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (27/09/2024)

RESPOSTA CERTA
Uma resposta certa pode abrir a janela de mil soluções. Os grandes inventores, aqueles que fizeram as maiores descobertas da humanidade, tiveram uma intuição: num determinado momento, conseguiram dar a resposta que ninguém tinha para aquela questão, para aquela dúvida, para aquela pergunta. Também Jesus perguntou aos discípulos quem eles pensavam que Ele era. E Pedro deu a resposta certa: "Tu és o Filho de Deus, Aquele que deveria vir ao mundo para nos salvar". E Jesus elogiou a resposta de Pedro, ainda que, depois, ele desse mil respostas erradas. Aquela resposta correta fez dele uma pedra angular, onde Jesus pôde construir a sua Igreja (Lc 9,18-22).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (26/09/2024)

CRENÇA E FÉ
A fé é muito mais do que um conjunto de crenças, é adesão à pessoa de Jesus e do seu anúncio de vida plena! Herodes também estava curioso para saber quem era Jesus, queria até mesmo ver Jesus! Não basta. Aquele homem jamais teve fé. Não basta fé em quê, é preciso fé em quem! Na nossa adesão não é uma ideia, não é um conjunto de palavras, de normas, de preceitos. A nossa adesão é uma pessoa, que é a Palavra que se encarnou e habitou no meio de nós! E, para nós, viver é Cristo, e podemos até dizer: "Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim" (Lc 9,7-9).


Clique no link acima para ver o vídeo


MINI SERMÃO - (25/09/2024)

MISSIONÁRIOS
A Igreja é missionária; deixa pesos para sair livre e leve em missão. Carregar malas pesadas naquela viagem, pode tornar o caminho mais lento, mais tortuoso e, às vezes, o peso não está na mala, mas na mente. Mentes trazem o peso de muitos preconceitos e até de conceitos errados, de ideologias; outras vezes, o peso está no coração: afetos, apegos, vaidades... Às vezes, um vício pode se tornar um peso que imobiliza e não deixa ir para frente. Por isso é preciso pedir que o Senhor nos liberte do que está sobrando em nossas malas, na mente e no coração, para saírmos em missão (Lc 9,1-6).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (24/09/2024)

LAÇOS DE FAMILIA
Existem laços de família que estão em nosso sangue; outro, recebemos no sangue de Jesus: a Igreja é uma família! Todo sacerdote, todo bispo, Papa, é o pai. Somos filhos desta Igreja Católica, que é una, vive a comunhão; que é santa, pertence a Deus; que é católica, tem o Cristo todo para levar ao mundo inteiro, e é apostólica, não fica fechada em quatro paredes, é uma Igreja de portas abertas, que segue o mandamento que Jesus nos deixou: "Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho, a boa notícia, e que a salvação começa já (Lc 8,19-21).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (23/09/2024)

GENTE BRILHANTE
Deus nos fez para sermos gente brilhante. Apenas reconheça que seu brilho é reflexo de um Sol Maior! Somos como lâmpadas colocadas para iluminar a casa, a família, a cidade, o bairro, o país, o mundo! Podemos até ter uma certa fama, um certo sucesso, mas é preciso reconhecer que tudo devemos àquele que nos inspira, àquele que nos move, àquele que nos deu a vida e àquele que, um dia, nos acolherá em seus braços! Somos, sim, gente brilhante, mas trazemos em nós o fogo de Deus, arde em nosso coração esta chama do Eterno, e é por isso que não podemos deixar de reconhecer a origem do que fizemos de bom, do que alcançamos de sucesso, porque tudo devemos à força e à Luiz de Deus (Lc 8,16-18).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (22/09/2024)

PRIVACIDADE
Vivemos no tempo da publicidade, mas temos direito à privacidade! Jesus estava atravessando uma região e já era um pregador popular, famoso, mas Ele queria estar apenas com os seus discípulos, porque Ele estava dando catequese, passando seus conhecimentos, dando informações importantes. E Ele precisava do silêncio de uma sala de aula, da privacidade de um lugar onde se olha "olho no olho" e se diz as coisas e repete e faz peguntas, sem a interrupção de uma multidão querendo milagres, prodígios, sinais... Jesus sabia manter os momentos de solidão acompanhada! Jesus sabia o valor da privacidade, de uma amizade mais intensa com um apóstolo, que exigiria longos diálogos, e até mesmo, e no fim de tudo, subir a montanha e rezar ao Pai apenas na companhia do Espírito (Mc 9,30-37).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (20/09/2024)

BENFEITORES
É bonito e santo ser benfeitor de uma obra social; até Jesus tinha seus benfeitores e benfeitoras! O Evangelho revela o nome de, pelo menos, três delas: Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, um alto funcionário do rei Herodes, e Suzana. E diz que elas ajudavam a missão de Jesus com os bens que possuíam. Aquele pregador itinerante precisava almoçar, ter onde descansar... alguém teria que conseguir os recursos para a missão. Jesus precisava de um financiamento! As coisas acontecem, mas é preciso colocar os pés no chão. E Jesus não era diferente! Ele aceitou o auxílio de benfeitores e benfeitoras (Lc 8,1-3).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (18/09/2024)

CRÍTICOS DE PLANTÃO
Não se abale com as críticas! Ainda que injustas, sempre são uma ocasião de crescimento. Poucas pessoas, na história, foram tão criticadas quanto Jesus de Nazaré, Deus na Terra, o maior dos mestres, o Rei dos reis, impecável e perfeito. Ainda assim, o olhar dos fariseus preferia encontrar algum defeito, que não existia, a não ser no olhar perverso daqueles que estavam viciados em criticar, em reclamar, em encontrar alguma palavra para destruir o outro. Sempre existirão críticos de plantão (Lc 7,31-35).


Clique no link acima para ver o vídeo





MINI SERMÃO - (17/09/2024)

CASO PERDIDO
Nunca considere um caso perdido! Lembre-se que, para Deus, tudo é possível. Esteja sempre com o coração e a mente, a sua esperança aberta para o milagre. Deus nos surpreende em situações que, aparentemente, não têm solução. A história nos mostra curas, prodígios, surpresas de Deus... Não obrigue Deus a fazer um milagre, mas esteja preparado para recebê-lo; às vezes, acontece um livramento; outras vezes, Deus nos revela algo no coração. Há milagres tão simples que não reconhecemos como milagres, mas, no Céu saberemos que, para Deus, nunca fomos um caso perdido (Lc 7,11-17).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (16/09/2024)

FÉ DIFERENTE
Não desqualifique, rapidamente, quem pensa ou crê diferente de você! Lembre-se das inúmeras situações em que Jesus elogiou a fé daqueles que eram vistos como gente sem fé, até um oficial romano que não tinha a mesma fé da tribo a que Jesus pertencia, do povo do qual Jesus fazia parte. Inclusive, ele não sabia a sua catequese, mas ele queria ver o poder do Mestre se manifestar em um sinal de cura, de prodígio. Dava atenção à sua Palavra, acreditava. Ele tinha fé. E Jesus chegou a dizer que, em Israel, nunca viu tamanha fé. O Mestre era capaz de ver fé autêntica em quem crê diferente (Lc 7,1-10).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (15/09/2024)

MESTRE DAS PERGUNTAS
O bom mestre é aquele que sabe fazer a pergunta certa. Perguntar é um jeito de amar! Jesus era um Mestre Perguntador. Das trezentas frases que os evangelistas registraram de Jesus, um terço são perguntas. Naquele dia, Ele perguntou para os seus apóstolos: "Quem dizem por aí que eu sou"? E, depois, aproximou-se mais deles e perguntou: "E pra vocês, quem eu sou?", "Pedro, tu me amas?", "Mulher, ninguém te condenou?", "Que queres que eu te faça"? Jesus sabia fazer a pergunta certa, para a pessoa certa, na hora certa (Mc 8,27-35).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (14/09/2024)

SANTA CRUZ
A Cruz transforma-se em Luz quando nela encontramos Jesus. O horror se transforma em Amor! O fim de tudo se transforma numa ponte para a Vida Eterna! A perdição se transforma em Salvação! Essa memória dolorosa se transforma em Vitória Gloriosa, e podemos cantar: "Vitória, tu reinarás. Ó Cruz, tu nos salvarás". Reconhecemos, na loucura de um instrumento de suplício, o sacrifício redentor de Jesus! Contemple a Cruz com um olhar de fé, e a sua alma será curada, e você encontrará a Porta do Céu (Jo 3,13-17).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (12/09/2024)

LEI DO RETORNO
A Lei do Retorno funciona como a Lei da Gravidade: o bem que fazemos retoma para nós… e o mal também! Diz o ditado popular que "quem tem telhado de vidro não joga pedras para o alto", elas acabam sempre quebrando nossas telhas. Ame e será amado, perdoe e será perdoado. Não está no Pai Nosso, que Jesus nos ensinou: "Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"! Quando você é generoso, é gentil, isso acaba voltando para você como um retorno feliz! Mas, quando você é cruel, prepare-se, porque a tempestade da crueldade atingirá a sua casa (Lc 6,27-38).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (11/09/2024)

O SEGREDO DA FELICIDADE
Jesus revelou que o segredo da felicidade está em sentir fome e ter o que comer, sentir sede e ter o que beber, ser perseguido na certeza de que vai vencer! As carências nos preparam para a realização. As lutas nos predispõem para a vitória. E o segredo da felicidade está no caminho mais do que na chegada, está no processo mais do que na solução. É ótimo sentir fome e ir para a mesa com apetite, mas ai daqueles que estão sempre satisfeitos, porque serão deprimidos. Ai daqueles que sempre acham que serão vitoriosos, porque serão derrotados (Lc 6,20-26).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (10/09/2024)

COLABORADORES
Procure bons colaboradores para a missão. Você não pode realizar tudo sozinho! Jesus subiu a montanha, rezou a noite inteira pedindo discernimento e, pela manhã, olhou para aquelas pessoas que, costumeiramente, o seguiam, e escolheu doze. Quais os critérios que Jesus utilizou para escolher Pedro, Tiago, João, André...? Eram amigos e até mesmo sócios em uma empresa de pesca; eram trabalhadores; não eram pessoas estudadas; não conheciam a Palavra de Deus de cor e salteado. Mas formaram o primeiro núcleo do que hoje conhecemos como Cristianismo, o maior empreendimento de todos os tempos (Lc 6,12-19).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (09/09/2024)

MAU OLHADO
Existem olhares maus que torcem contra tudo o que fazemos de bom. Fixe o seu foco no bem e siga sem olhar para os lados. Os fariseus viviam olhando para Jesus fazendo milagres e prodígios, ensinando coisas maravilhosas, mas o olhar deles era mau. A intenção era encontrar algum defeito. Mesmo que tudo tivesse perfeito, eles iriam ter alguma crítica, iriam jogar para baixo, iriam acusar Jesus, porque essa era a sua intenção malvada. E Jesus fazia cura, Jesus ensinava o bem e Jesus caminhava para a Luz, ainda que tivesse que passar por essa cruz  (Lc 6,6-11).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (06/09/2024)

HORA CERTA
Cada tempo e lugar tem seu rito próprio. Saiba reconhecer a hora da festa, do luto, da palavra e do silêncio. Existe um momento para celebrar com os amigos e, neste momento, não cabe o jejum, a dieta nem mesmo o rosto triste, abatido. Mas fazer festa durante um velório pode não ser uma boa ideia, não é o lugar! Existem momentos em que é preciso descontrair; em outros, é preciso se concentrar. Jesus ensinou esta rotina do foco, quando disse que o esposo está com eles; então, é hora de festejar. Haverá um momento em que o esposo lhe será tirado; então, será o momento de jejuar (Lc 5,33-39).


Clique no link acima para ver o vídeo




MINI SERMÃO - (05/09/2024)

TECNOLOGIA
Deus Criador nos fez criativos! Somos capazes de encontrar soluções pela tecnologia. Tente… invente! Naquele dia, Jesus se encontrava diante de um problema: a multidão o apertava na beira do mar da Galileia, e muitos não conseguiam vê-lo nem ouvi-lo. Então, Ele pediu a Pedro que afastasse a barca do lago e, dali de cima, Ele falava, e as pessoas ouviam e conseguiam ver. Jesus usou uma técnica, uma tecnologia! Assim também veio o teatro, a televisão, o rádio, a internet, a inteligência artificial. São meios criativos que precisam ser utilizados com sabedoria! Eles não podem nos dominar, porque, senão, se tornam uma tecnocracia, mas podem nos ajudar; então, são tecnologia (Lc 5,1-11).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (03/09/2024)

DETERMINAÇÃO PACÍFICA
Diante dos ataques e agressões, precisamos reagir com determinação, mas sem violência! Foi assim que Jesus fez diante daquela ação do demônio, na sinagoga de Cafarnaum, que gritava e atrapalhava a sua pregação. Jesus mandou que ele se calasse e expulsou o demônio. Um pai, uma mãe que precisa corrigir seu filho, não reage com violência, com agressões, mas fala firme. Mistura ternura e vigor. Mistura a mão firme e aquela que acalma, a mão fechada e a mão aberta, a mente e o coração. É preciso ter estes dois movimentos da alma para ser uma pessoa determinada e pacífica (Lc 4,31-37).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (02/09/2024)

PALAVRA QUE ALIMENTA
A Palavra de Deus é mais do que gramática, sintática e sentido; é alimento de vida! Mais do que escutar e entender, devemos saborear e crer. A Palavra de Deus precisa ser linda, diariamente, meditada, ainda que, às vezes, não entendamos alguns trechos. Não é um livro didático, como aqueles que utilizamos na escola! Não são apenas lições ou leis, é vida! A mensagem de Deus alimenta a nossa alma; por isso, todo dia, em algum momento, devemos abrir a Palavra de Deus e ler, sabendo que, aquele alimento que Deus nos dá é para nos alimentar (Lc 4,16-30).


Clique no link acima para ver o vídeo



MINI SERMÃO - (01/09/2024)

RITUAL PAGÃO
Existem ritos sociais que não podem ser colocados acima das pessoas; são ritos pagãos! Devemos lavar as mãos, é um gesto de higiene; mas, quando se torna uma obsessão compulsiva, pode se tornar um transtorno, pode-se tornar um limite. Devemos, sim, tomar banho, devemos lavar a louça; mas, quando temos que lavar tudo duas vezes antes da refeição, é possível que isso tenha se tornado um ritual pagão. Jesus criticou esta mania social que, muitas vezes, se coloca acima da caridade pessoal (Mc 7,1-8.14-15.21-23).


Clique no link acima para ver o vídeo